A importância do CDN para um site

CDN

A importância do CDN para um site 

Uma Content Delivery Network (CDN) ou Rede de Distribuição de Conteúdo é um conjunto de servidores físicos que armazena cópias estáticas de arquivos de sites. 

Esses servidores estão espalhados pelo mundo e, quando um usuário acessa um dos arquivos armazenados, a rede garante que a entrega será mais rápida.

Se você tem um site, já deve ter ouvido falar da CDN justamente devido a essa ação que ela realiza. Mas, além desse benefício, a rede ainda oferece outras vantagens para os sites. Por isso, atualmente ela é relevante na internet e é bastante usada por diversos domínios.

Caso você ainda não utilize esse tipo de rede, continue lendo este post para descobrir 7 vantagens da CDN e, assim, entender a importância dela para seu projeto!

Vantagens de ter uma CDN

1. Aumenta a velocidade do site

Como foi dito, essa rede de distribuição consegue garantir que a entrega de conteúdo, seja ele um texto, vídeo ou uma foto, será mais rápida. 

Ela realmente consegue realizar essa ação, porque a CDN busca o servidor que está mais próximo fisicamente do usuário e faz com que ele entregue o conteúdo para o visitante de seu site.

E, quanto mais próximo está o servidor do visitante do site, mais rápido é o carregamento das páginas. Aumentar a velocidade do site é a função principal da CDN. Sendo assim, é também a maior vantagem de usar essa rede.

2. Melhora a experiência do usuário

Já que a CDN aumenta a velocidade do site, ela também melhora consideravelmente a experiência do usuário em seu domínio. Afinal, uma das coisas que os visitantes menos apreciam é ter que esperar pelo carregamento das páginas.

Então, usar essa rede de distribuição ajuda ainda a aumentar a satisfação dos visitantes com seu site.

3. Aprimora a posição do site nos buscadores

Os mecanismos de busca, como o Google, colocam entre os primeiros resultados das pesquisas os sites que consideram os mais adequados e eficientes. Eles fazem isso, porque desejam entregar bons links para os usuários e, assim, conquistá-los.

Dessa forma, os visitantes continuam fazendo pesquisas com eles. Para descobrir quais são os sites mais eficientes, os buscadores analisam vários fatores de ranqueamento nas páginas.

Alguns dos principais fatores são, por exemplo, o conteúdo fornecido, palavras-chave, usabilidade, segurança e a velocidade. 

Portanto, ao aprimorar a velocidade de seu site, você também melhora a posição de suas páginas nos buscadores. Isso é excelente, pois dá mais visibilidade, acessos e até clientes para seu site.

4. Garante boa escalabilidade

Com uma Rede de Distribuição de Conteúdo, os arquivos de suas páginas são carregados a partir de vários servidores. Essa distribuição é ótima, pois assim os documentos de seu site não ficam todos concentrados em um único servidor, sobrecarregando essa ferramenta.

Com diversos servidores, seu site se torna mais resistente e protegido contra as quedas, como as provocadas por pico de tráfego. Dessa maneira, a experiência dos usuários se torna ainda melhor e a imagem de seu site se fortalece novamente.

Digamos que você tem um e-commerce, por exemplo, e decida fazer uma mega promoção. As boas ofertas podem aumentar muito a quantidade de acessos e provocar picos de tráfego.

Se o seu site não tiver uma CDN, esses picos podem sobrecarregar rapidamente seu servidor e fazer com que suas páginas saiam do ar. Já se você usar a rede de distribuição, a escalabilidade do site será maior e será muito mais difícil suas páginas pararem de responder.

5. Fornece mais segurança

A CDN ainda ajuda a melhorar a segurança de seu site, porque ela permite que você utilize o certificado SSL (Secure Socket Layer) para proteger tanto as transações entre os servidores da CDN e o de sua hospedagem quanto as que acontecem entre os computadores da rede e os dos visitantes de seu site.

Além disso, como o carregamento das páginas é mais rápido, é mais difícil de se formarem as brechas utilizadas por hackers para invadir, atacar ou contaminar o seu endereço. Logo, os seus arquivos e os dados dos usuários estão mais seguros quando você usa uma CDN.

6. Reduz custos

Ter vários servidores com cópias dos arquivos de seu site também é muito interessante, pois esse fator diminui a necessidade de o servidor de sua hospedagem ter uma capacidade de carga muito alta.

Você ainda pode investir menos na largura de banda, já que a velocidade de seu site será boa graças à Rede de Distribuição de Conteúdo. Sendo assim, é possível contratar serviços com capacidades menores e que, consequentemente, têm valores mais acessíveis.

Dessa maneira, você consegue reduzir custos sem prejudicar a qualidade de suas páginas. Mas, você pode se perguntar: e o custo da CDN? Atualmente, existem redes que são gratuitas e sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, que oferecem a CDN sem cobrar nada a mais por ela.

Então, você consegue aproveitar todos os benefícios de uma CDN sem gastar nada a mais por isso e, ainda, economizar recursos com a rede.

7. Mantém o site competitivo

Como uma Rede de Distribuição de Conteúdo oferece todos esses benefícios para os sites, milhares de administradores de páginas na internet já estão usando essa ferramenta para aprimorar o funcionamento de seus endereços online.

Ao utilizar a CDN e melhorar o desempenho de seu site, você garante que o seu domínio vai se manter competitivo entre os concorrentes. Já se você ignorar esse fato e não usar a rede, pode prejudicar bastante a competitividade de suas páginas.

CDN no Cloudflare

Uma excelente opção de CDN para o seu site é a do Cloudflare. Além dos benefícios citados acima, ela é totalmente gratuita e oferece recursos de monitoramento. 

Sendo assim, você consegue deixar suas páginas mais adequadas para os usuários e não tem custo nenhum para aproveitar todas as vantagens dessa rede.

Por isso, aqui na E-Consulters utilizamos a rede de distribuição do Cloudflare com nossos clientes. Se você ainda não sabe qual CDN utilizar, garantimos que escolher essa é uma ótima ideia.

E, agora que você sabe da importância do CDN para um site, veja também o que é o cPanel e como ele pode lhe ajudar a melhorar as suas páginas! 

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *