cPanel: o que é, como funciona e principais recursos

cPanel: o que é, como funciona e principais recursos

Gerenciar bem seu site é uma tarefa obrigatória para garantir que ele sempre vai oferecer os recursos necessários para os usuários e funcionar de maneira adequada. Mas, fazer a gestão das suas páginas na internet não é uma atividade tão simples.

Por isso, geralmente é uma boa ideia utilizar softwares que auxiliam na realização desse trabalho.

Uma ferramenta excelente que consegue lhe ajudar bastante na administração de seu site é o cPanel. Se você ainda não o conhece, continue lendo nosso post para descobrir o que ele é, como funciona e seus principais recursos!

O que é cPanel

Ele é uma plataforma de gerenciamento de sites dentro da hospedagem do seu site. O cPanel é como um grande painel de controle que centraliza a administração das páginas ao reunir diversos recursos em um único local. Sendo assim, essa ferramenta facilita e agiliza bastante a gestão de sites.

Uma grande vantagem desse software é que ele pode ser usado em diferentes hospedagens, como a compartilhada ou VPS (Servidor Virtual Privado). Além disso, não é preciso ter conhecimento em programação para utilizá-lo e o painel é bem intuitivo.

Graças a essas características, o cPanel se tornou popular entre os administradores de site. Afinal, com elas, ele realmente consegue ajudar no gerenciamento das páginas.

Como funciona a plataforma

O cPanel precisa estar integrado a uma hospedagem de site para ser acessado. E como ele realmente ajuda no gerenciamento de páginas, normalmente ele já é oferecido pelas empresas de hospedagem.

Então, você precisa confirmar se a hospedagem que já utiliza ou deseja contratar disponibiliza acesso a essa ferramenta. Caso ela ofereça, você deve entrar no link de acesso ao software enviado pela empresa.

Nesse link, você deve preencher a área de usuário e senha com os dados passados pelos responsáveis pela hospedagem. Aqui, é importante deixar claro que dependendo da sua hospedagem, a aparência do painel de controle da cPanel pode variar. Mas, os recursos oferecidos serão sempre os mesmos.

Depois de colocar seus dados no cPanel, você vai para a página inicial da plataforma que já mostra os principais recursos para a administração de seu site.

Quais são os principais recursos

Agora que você sabe o que é e como funciona o cPanel, confira quais são os recursos mais importantes dessa ferramenta para entender como ela pode lhe auxiliar no dia a dia:

Adição de aplicativos

O cPanel possui uma lista de aplicativos que podem ser facilmente instalados em seu site para melhorar o funcionamento dele. São oferecidas ferramentas voltadas para diferentes áreas, como para marketing, imagens e e-commerces, para que assim você possa deixar seu site mais completo.

É possível encontrar nessa lista, por exemplo, ferramentas de automação de marketing, de criação de páginas específicas e até de sistemas de gerenciamento de conteúdo com código aberto, como o WordPress.

Além de ser fácil instalar esses aplicativos em seu projeto, também é fácil desinstalá-los, caso você mude de ideia. Afinal, você pode acreditar que uma ferramenta vai ser boa para seu site e, na realidade, após instalada ela não oferece os resultados imaginados.

Banco de dados

Os bancos de dados são essenciais para que o seu site funcione de forma adequada, já que são eles que armazenam todas as informações de suas páginas. É em um banco de dados que estão guardadas, por exemplo, as postagens de seus sites, imagens, informações sobre os visitantes e produtos ou serviços de sua empresa.

E, quando um usuário acessa sua página, os dados desse endereço geralmente são carregados graças a uma consulta nos seus bancos de dados. O cPanel oferece aplicativos para que o uso desses bancos de dados seja mais fácil no cotidiano.

Você pode instalar o phpMyAdmin ou MySQL, de acordo com sua preferência. Não é necessário administrar sempre os seus bancos de dados, mas é importante facilitar esse gerenciamento caso seja preciso fazer uma alteração ou conferir algo.

Segurança

A segurança é uma característica cada vez mais importante para os sites, porque frequentemente os usuários têm que fornecer seus dados nas páginas e eles não querem que suas informações sejam roubadas. Se isso acontecer, dificilmente os visitantes vão voltar a confiar nessas empresas.

Então, um dos principais recursos oferecidos pelo cPanel é exatamente a segurança. Nessa seção, você consegue escolher quais itens deseja utilizar para melhorar a proteção do seu site e torná-lo mais seguro para os usuários.

Você pode selecionar diversos recursos para aumentar a defesa de suas páginas, como um bloqueador de IP, autenticação de dois fatores e um certificado SSL (Secure Sockets Layer). Este é bem importante para garantir que os dados fornecidos pelos usuários vão permanecer em sigilo.

Gestão de e-mail

A plataforma do cPanel também ajuda na gestão de e-mails, permitindo que você crie endereços eletrônicos e os configure da maneira que preferir. Com a ferramenta, você consegue fazer um e-mail e associá-lo ao domínio de seu site.

Então, digamos que você tem um site sobre TI e ele se chama “TI acessível”. Você pode criar vários e-mails com esse endereço, como “vendas@tiacessivel.com.br” e “financeiro@tiacessivel.com.br”. Isso é ótimo, porque mostra o profissionalismo de seu negócio para os usuários.

Além dessa grande vantagem, na gestão de e-mail do cPanel você ainda é capaz de adicionar filtros anti spam em seus endereços eletrônicos, utilizar mensagens automáticas, acompanhar entregas, conferir calendários, contatos, usar e-mail marketing, entre outros.

Caso já tenha um e-mail profissional e não queira criar novos, você também pode importar e-mails já existentes para o cPanel.

Com esses recursos principais e outros, a ferramenta consegue simplificar bastante o gerenciamento de seu site. Consequentemente, ela ajuda a melhorar as suas páginas e a facilitar o seu dia a dia.

Por isso, se você já tem um site, é muito importante verificar se sua hospedagem lhe enviou o link de acesso ao cPanel para que você possa começar a utilizá-lo. Caso o seu site ainda esteja sendo estruturado, é fundamental descobrir se o serviço que você está considerando escolher disponibiliza essa ferramenta.

Dessa forma, você já começa a gerenciar suas páginas com uma ajuda essencial. Aqui na E-Consulters oferecemos o cPanel para que nossos clientes possam ter mais autonomia na configuração de seus sites e consigam configurá-los como desejarem. Sendo assim, que tal usar uma hospedagem nossa?

Se quiser saber mais sobre nossas opções para tomar uma decisão, confira por que escolher a hospedagem E-Consulters para seus projetos!

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *