Quando devo migrar para um servidor dedicado?

Quando devo migrar para servidor dedicado

Quando devo migrar para um servidor dedicado?

Hoje na internet existem milhares de sites, blogs, e-commerces e outros tipos de páginas online. Boa parte dessas páginas começa a funcionar em um servidor compartilhado, porque essa opção é mais acessível e costuma atender bem as necessidades de um novo projeto.

Porém, quando esse projeto começa a crescer bastante, geralmente é necessário migrar para um servidor dedicado, já que o compartilhado nem sempre continua dando conta de todas as exigências do site.

Se você tem um projeto hospedado em um servidor compartilhado há um certo tempo, pode ser que esteja se perguntando se esse momento já chegou para o seu negócio.  Para que você saiba identificar essa situação, vamos explicar a seguir o que é um servidor dedicado e quando migrar para esse tipo de hospedagem. Confira!

O que é um servidor dedicado

Um servidor é essencial para todo tipo de site, porque é ele que armazena os arquivos das páginas, como textos, imagens, áudios e vídeos, e garante que o conjunto de páginas ficará no ar.

Esse servidor é um computador melhor que os comuns usados pelas pessoas no dia a dia, por isso, ele consegue guardar milhares de dados. Como já diz o nome, o compartilhado é um servidor que armazena documentos de diferentes sites na internet. Por outro lado, o dedicado garante um espaço exclusivo para o seu projeto no data center.

Com um espaço particular para o seu projeto, você garante mais estabilidade para as páginas, maior capacidade de armazenamento e de personalização. Sendo assim, ele é indicado para sites que tenham grandes demandas e que necessitam de recursos específicos.

Quando migrar para um servidor dedicado

Determinados sites funcionam muito bem com um servidor compartilhado, enquanto outros precisam mudar para um dedicado se quiserem continuar atuando de maneira satisfatória.

Mas, como saber se o seu projeto é um dos que precisam migrar de servidor? Existem alguns sinais que indicam a necessidade de uma hospedagem dedicada. Abaixo, separamos 5 dos principais sinais para que você consiga identificá-los:

1. Aumento de visitas no site

Um site que recebe muitas visitas diariamente deve ter um servidor que suporte todos esses acessos e mantenha a página no ar mesmo com um número elevado de visitantes.

Como um servidor compartilhado nem sempre é capaz de aguentar muitos acessos simultâneos, ele acaba tirando o site do ar e frustrando os usuários. Por isso, o aumento do número de visitas costuma ser uma das principais razões para migrar um projeto para um servidor dedicado.

Então, monitore as visitas do seu site. Caso perceba um crescimento contínuo nos acessos diários, é a hora de mudar de hospedagem. Dessa forma, suas páginas não vão sair do ar e os visitantes não ficarão decepcionados com seu negócio.

2. Falta de espaço

Se o seu site usar diversos recursos, como imagens, textos e vídeos, e ele crescer com o passar do tempo, provavelmente a hospedagem que você contratou inicialmente vai ter problemas para armazenar todos os arquivos do projeto.

Dessa maneira, você terá que diminuir a utilização de documentos ou terá que migrar para um servidor que suporte a carga do site. O dedicado é uma ótima opção neste caso, porque o espaço fornecido é exclusivo de seu negócio. Sendo assim, ele consegue armazenar mais arquivos sem lhe causar problemas.

3. Velocidade de carregamento baixa

Outro sinal de que é a hora de mudar o seu servidor é a velocidade de carregamento baixa do site. A velocidade pode diminuir por diversos motivos, por exemplo, pelo servidor estar pesado ou sobrecarregado com muitos acessos.

Independentemente do motivo, um site lento prejudica a sua imagem, os negócios (caso você venda produtos ou serviços online) e até o posicionamento das páginas nos mecanismos de busca.

Isso acontece porque a velocidade é um dos itens de SEO verificados pelos buscadores, como o Google, na hora de classificar o seu site. Então, se ela estiver baixa, suas páginas não ficarão entre os primeiros resultados dos mecanismos.

Por isso, faça testes nas páginas de seu domínio. Caso o carregamento esteja constantemente lento, considere migrar para um servidor dedicado.

4. Problemas com segurança

Segurança na internet é um assunto muito sério, porque nenhum usuário deseja ter suas informações hackeadas, desde as mais básicas como nome e e-mail até as mais sigilosas, como dados bancários.

Então, seu site precisa ser seguro. Se você vende produtos ou serviços online, ele deve ser ainda mais seguro para conseguir proteger os dados de seus clientes. Em um servidor dedicado a segurança é maior, pois todos os recursos de proteção fornecidos pela hospedagem são exclusivos.

Por isso, se você tiver um problema relacionado à segurança de suas páginas precisa ver isso como um sinal para migrar de servidor. Assim, você terá mais tranquilidade e a confiança de seus clientes em seu negócio vai aumentar.

5. Necessidade de personalização

Quando um site cresce, a necessidade de realizar mais personalizações pode aumentar. É possível que ele precise, por exemplo, de mais recursos, agendar tarefas e utilizar script shell.

Esse nível de personalização é melhor atendido pelo servidor dedicado, já que ele é mais flexível e dá mais autonomia para a administração do site. Então, mais uma vez você tem que prestar atenção nas necessidades de seu projeto.

Se você notar que precisa customizá-lo para que ele continue crescendo e atendendo seu público, o melhor é começar a conferir opções de servidores dedicados.

Quando realizar a migração

Caso você identifique um ou mais desses sinais durante o monitoramento de sua página, significa que você precisa mudar sua hospedagem. Mas, como saber qual é o melhor momento para fazer isso?

A melhor hora é assim que você detecta um ou mais dos itens listados acima. Se o acesso do site aumentar continuamente, por exemplo, não espere ele sair do ar ou aparecerem outros sintomas para correr atrás de um novo servidor.

O mesmo vale para se ele estiver lento, com pouco espaço, precisando ser personalizado ou enfrentando problemas com segurança. Quando notar qualquer um desses sinais, já pesquise opções no mercado, analise qual é a mais adequada para seu projeto e faça a migração.

Aqui na E-Consulters oferecemos planos de servidores dedicados para nossos clientes e ainda os auxiliamos na migração de uma hospedagem para a outra. Sendo assim, veja mais sobre nossos planos para evitar problemas no site e ter ajuda na hora de migrar para um servidor dedicado!

TAGS:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *