7 estratégias para colocar seu site na primeira página do Google

Primeira página do Google
Primeira página do Google

Ter o próprio site na primeira página do Google é o desejo de muitos empreendedores, já que essa posição garante mais visitas à página e torna o site mais conhecido.

Entretanto, o que muitos profissionais que estão começando a trabalhar com internet não sabem é que é necessário ter um planejamento e seguir estratégias para colocar um site na primeira página do buscador.

Pensando nisso, separamos 7 estratégias para colocar um site na primeira página do Google. Dessa forma, você poderá atingir este objetivo e aproveitar os benefícios de posicionar bem o site. Confira!

1. Tenha um site com boa navegabilidade e que seja atraente

O primeiro passo para ter um site bem ranqueado no Google é montar páginas que tenham uma boa navegabilidade. Esse ponto é importante, porque o Google deseja oferecer uma boa experiência para os usuários. E um site desorganizado, em que não dá para encontrar informações e navegar de forma simples não vai proporcionar uma boa experiência para ninguém, não é mesmo?

Ter uma aparência visual atraente também é essencial, porque ela dá credibilidade para o seu site, além de fazer com que os usuários tenham vontade de passar mais tempo em suas páginas. Por isso, lembre-se de criar páginas com boa navegabilidade e que sejam atraentes para o seu público.

2. Otimize seu site para dispositivos móveis

Outro fator que o Google considera em seu ranqueamento é a otimização do site para dispositivos móveis, afinal boa parte dos usuários atualmente acessa a internet por celulares e tablets.

Então, se o seu site não estiver otimizado para dispositivos móveis, os visitantes terão uma experiência ruim em suas páginas. Dessa maneira, o posicionamento do site no Google não será bom e, ainda, os usuários não vão querer mais visitar sua página. Por isso, na hora de criar seu site, você deve prestar atenção em certos itens.

Observe se o site funciona bem em telas de diferentes tamanhos, por exemplo, se tem controle por toque e se tem uma boa navegabilidade nos dispositivos móveis. Caso ele não tenha essas características, será necessário otimizá-lo para os dispositivos móveis.

3. Invista na velocidade de seu site

Ter um site que carrega rapidamente é fundamental para proporcionar uma boa experiência ao usuário, porque ninguém gosta de esperar muito para visualizar as páginas na internet.

Caso a sua página demore para carregar, os visitantes vão simplesmente sair de seu site e buscar o que desejam em outro endereço. Como uma velocidade baixa é ruim para a experiência do usuário, ela também é ruim para o posicionamento de seu site no Google.

Sendo assim, invista em uma boa velocidade contratando um plano de hospedagem dedicada ou VPS

4. Produza bons conteúdos

O Google também se preocupa em levar conteúdo de qualidade para os seus usuários. Por isso, você deve publicar esse tipo de material em seu site se deseja ter uma boa posição no buscador.

Mas, o que é considerado um conteúdo de qualidade? Um material de qualidade é útil para o seu público, ou seja, ele ajuda o público a resolver um problema ou tirar uma dúvida. Existem vários tipos de conteúdo que você pode abordar em seu site relacionados ao seu negócio e que ajudam o seu público. Contudo, lembre-se de que o principal é auxiliar os visitantes.

Então, se tiver um site comercial, não tente inserir um produto ou serviço em todos os materiais produzidos. Caso o seu site seja sobre compra e aluguel de imóveis, por exemplo, você pode criar conteúdos sobre dicas de reformas, o que observar em um contrato de aluguel, bons locais para comprar uma casa ou vantagens de morar em determinada região.

Produzir conteúdos de qualidade é importante não só para melhorar a posição do site no Google, mas também para atrair o seu público, conquistá-lo e até para ganhar clientes.

5. Utilize palavras-chave

Você precisa utilizar palavras-chave em seus conteúdos para que os usuários encontrem seu site e ele fique na primeira página do Google. Elas são fundamentais, porque são os termos que os usuários usam para fazer pesquisas no buscador e este as considera bastante no momento do ranqueamento.

No exemplo do site sobre compra e aluguel de imóveis, pense que você vai criar o conteúdo sobre dicas de reforma. Você deve saber quais termos o seu público usa para fazer a busca de materiais sobre esse tema para utilizá-los. Assim, o Google colocará o seu site entre as primeiras opções.

Para saber quais são as palavras-chave usadas em seu ramo, você pode acessar ferramentas online e gratuitas, como o Google Keyword Planner e o Google Trends. Palavras-chave são muito importantes, mas lembre-se de que elas devem ser colocadas de forma natural no conteúdo. Caso contrário, o Google pode abaixar a posição do site em seus resultados em vez de subi-la.

6. Otimize o título, a meta description e a URL do conteúdo

A palavra-chave também deve estar presente no título do conteúdo, que tem que ser atraente e não muito comprido. O título deve sempre ser otimizado para que o Google entenda do que o material se trata e para ser atraente para o usuário.

Além do título, é necessário otimizar a meta description ou meta descrição. Esta é o texto que vem abaixo da URL no buscador. Ela é uma porta de entrada para seu site, então explique o que o usuário vai encontrar na página.

Melhorar a URL do conteúdo é mais um passo importante para o ranqueamento de seu site no Google. Ela deve ser sempre curta, objetiva e, se possível, ter as palavras-chave da página.

7. Faça link building

Outro item considerado pelo Google no ranqueamento é a quantidade e a qualidade de links voltados para o seu site. Sabe quando outros sites linkam conteúdos de terceiros em seus materiais? Então, é isso que o Google considera.

Quanto mais links de endereços relevantes e confiáveis apontarem para o seu site, melhor para o seu posicionamento. Então, você deve criar conteúdos de qualidade, procurar parcerias e mais para conquistar esses links. Quando você trabalha para atingir o objetivo de ganhar links, você está fazendo link building.

Com essas estratégias, seu site terá muito mais chances de aparecer na primeira página do Google e se manter lá. Então, organize-se para colocá-las em prática e, assim, melhorar os resultados de sua página na internet.

Para conferir mais dicas sobre como aprimorar seu site é só continuar acessando nosso blog!

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