Fraudes – como proteger os dados do e-commerce

proteger os dados do e-commerce

Fraudes – como proteger os dados do e-commerce

As informações corporativas são essenciais para qualquer empresa, por isso, se você é dono de uma loja online, mostraremos como proteger os dados do e-commerce, para manter sua empresa funcionando na internet é necessário que haja investimento em segurança.

10 Dicas para proteger os dados do e-commerce que você deve aplicar!

As informações são o maior ativo que uma empresa possa ter, por isso, algumas medidas podem ajudar a manter a segurança de seu e-commerce, estas medidas também são importantes para manter a confiança dos consumidores, veja algumas medidas que podem proteger seu e-commerce:

1º Não esqueça do certificado SSL

O certificado digital Secure Sockets Layer (SSL) nada mais é do que uma tecnologia, que permite o envio dos dados para o servidor através da criptografia, assim, é possível manter a segurança da informação, com o SSL conseguimos evitar que haja o roubo de dados.

Além da sigla do http, você também pode encontrar um cadeado, para detectar quando um site possui SSL ou não, este é um critério para ranqueamento que o Google ainda utiliza, quando um site apresenta o SSL, existem maiores chances de obter bons posicionamentos orgânicos.

2º Escolha um bom sistema antifraude

Este sistema contém tecnologia de inteligência artificial, que ajuda a analisar o comportamento de compra dos usuários, assim, qualquer atividade ilícita pode ser bloqueada, as informações que podem ser analisadas são dados como: localização, histórico de compras e de navegação, informações cadastrais e padrões de comportamento.

É analisado o grau de risco que uma determinada transação pode trazer, dessa forma, é possível aprovar ou não de maneira automática, esta é uma camada adicional de segurança, que mantém seu e-commerce protegido contra golpes e fraudes.

3º Faça senhas fortes

Para o cadastro de seu e-commerce, procure sempre criar senhas fortes, inclua caracteres especiais, troque-as quando houver necessidade, é importante evitar utilizar a mesma senha em outros sites, pois neste caso é provável que os seus dados sejam vazados.

Com as senhas mais elaboradas, há uma maior dificuldade de alguém invadir o site, mesmo que o cadastro demore um pouco mais de tempo para ser concluído, esta é uma medida extremamente necessária para que os dados pessoais estejam em segurança.

4º Detectar vulnerabilidades

Os sites podem apresentar sinais de vulnerabilidades, apenas com um monitoramento eficiente é que podemos descobrir quais são as áreas que merecem mais atenção, algumas ferramentas que o próprio WordPress utiliza, podem ajudar a detectar e corrigir falhas, mesmo antes que ocorra uma invasão.

Você pode fazer o teste no seu site, como se você fosse o consumidor, para checar se não existem irregularidades ou qualquer mensagem de erro com o meio de pagamento ou em qualquer outra aba de seu e-commerce, somente assim, podemos perceber se as etapas estão funcionando perfeitamente.

Podemos fazer o teste do cadastro, depois do carrinho de compras, até que o checkout seja concluído.

5º Atualize os sistemas

A atualização de sistemas é primordial para aumentar o grau de segurança, por isso, se no WordPress ou em outra plataforma de e-commerce está solicitando a atualização, é importante que você conclua o processo, os plugins e outros softwares que estejam integrados também precisam ser atualizados.

A atualização é periodicamente disponibilizada pelos desenvolvedores, com o objetivo de otimizar as ferramentas e ainda, facilitam a correção de possíveis erros, com essas medidas, sua loja estará livre de pessoas mal intencionadas.

6º Ofereça meio de pagamento eficiente

O meio de pagamento pode levar ao caminho do sucesso ou fracasso do seu e-commerce, quando escolher por um sistema de pagamento, é necessário escolher por um sistema que possui certificações em segurança da informação.

Atualmente, é possível encontrar um meio de pagamento que já possui um sistema antifraude, antigamente estas soluções eram vendidas separadamente, o que causava maior transtorno e custos para a manutenção de uma loja virtual.

7º Aprenda a escolher plugins e extensões

Este procedimento é válido para WordPress e também pode ser aplicado em outras plataformas, nem todos os plugins são confiáveis, procure observar quem é o desenvolvedor do plugin, não deixe de conferir as opiniões dos usuários antes de comprar.

Ainda, é essencial analisar qual foi a última vez que o plugin foi atualizado, os plugins são importantes pois ajudam a melhorar a funcionalidade e aparência do site, a qualidade do plugin é necessária para manter o site em pleno funcionamento.

8º Backups

Ter uma rotina de backups é fundamental para qualquer site, não somente para e-commerce, graças ao backup é possível evitar problemas como defacement, é popularmente conhecido como pichação de sites, para maior segurança, é necessário manter os arquivos em outro local fora do servidor.

Outra medida que pode ser adotada, é manter um backup agendado de maneira automática, assim, não haverá perigo de esquecer de salvar seus arquivos.

9º Contrate um bom antivírus

Hoje em dia, podemos acessar lojas online em tablets, celulares e computadores, por isso, é essencial ter a proteção de um bom antivírus que esteja devidamente atualizado, não deixe de seguir os cuidados básicos de segurança com seu aparelho, principalmente quando estiver navegando na internet.

10º Ative o Firewall

O Website Application Firewall – WAF é uma boa solução para evitar dores de cabeça com o extravio de informações, com o WAF é possível obter tráfego legítimo para site, injeções de SQL, bots maliciosos, spam, ataques DDoS, alguns Firewall podem funcionar como um CDN, que ajuda a melhorar a performance de seu site.

proteger os dados do e-commerce

Além disso, as configurações padrão do CMS, também são outras configurações que podem ser feitas para proteger os dados do e-commerce, podemos realizar este procedimento em várias plataformas, por exemplo, WordPress, Joomla!, Magento.

Realizando essas mudanças, as probabilidades de ter seus sites ou arquivos hackeados diminuem com o passar do tempo.

Quer aumentar a proteção do seu e-commerce?

Conte com o apoio da E-Consulters para proteger os dados do seu e-commerce, nossa equipe tem mais de 13 anos de experiência, trabalhamos com os seguintes serviços abaixo:

  • Domínios;
  • E-commerce;
  • Hospedagem;
  • SEO;
  • Sites;
  • WordPress.

Portanto, conheça já nossos serviços de hospedagem premium, servidores VPS, hospedagem premium e fique livre de fraudes e golpes na internet!

TAGS: