Malware na Hospedagem: é possível? Como removê-lo?

Malware na Hospedagem

Malware na Hospedagem: é possível? Como removê-lo?

Para quem tem site online sabe que os cuidados com a segurança de dados deve ser uma prioridade. Infelizmente vírus e outros malwares podem se instalar e prejudicar o seu negócio. Mas, problemas com vírus e Malware na hospedagem podem ser resolvidos com alguns procedimentos, confira!

Malware na Hospedagem

O que é Malware?

Trata-se de um termo que é utilizado para identificar um software malicioso, que pode causar diversos prejuízos inclusive financeiro, é importante perceber que há diferença entre vírus e malware, do inglês o malware quer dizer “malicious” (“malicioso”, em inglês) com “software” .

Entre os problemas que este software pode causar, podemos citar os seguintes abaixo:

  • roubo de dados;
  • interceptação de informações;
  • sequestro de dados para resgate;
  • bombardeio de anúncios;
  • danos físicos ao sistema;
  • corrupção de dados. 

Esta é uma definição abrangente, que é utilizada para categorizar aplicativos espiões, por exemplo, spywares, que são utilizados para monitorar comportamentos e roubar dados, há também os ransomwares, estes capturam o sistema, fazem a criptografia dos arquivos, depois pedem resgate para devolver suas informações.

Devemos destacar também que, desde os anos 90 há uma premissa que diz: “todo vírus de computador é um malware, nem todo malware é um vírus”, as novas pragas que estão sendo utilizadas no lugar do vírus são: Ransomwares, worms, trojans, rootkits e adwares.

Os Worms se propagam através de ataques do tipo phishing, são provocados por vulnerabilidades de hardware e de softwares, são os mais comuns que encontramos atualmente, os Worms podem provocar danos também em sistemas de órgãos públicos.

O que quer dizer “O site a seguir contém Malware”?

A Navegação Segura é uma ferramenta que o Google utiliza para impedir o acesso a sites que podem afetar a segurança de sua máquina, quando o visitante acessa algum site sinalizado pelo Google, será exibido um aviso em vermelho com a mensagem.

Quando o problema não é solucionado, pode afetar o tráfego e rankings do Search Engine de maneira extremamente negativa para a imagem de sua empresa na internet, para fazer a correção é necessário que seja feita uma limpeza em seu site, assim, o Google entende que o seu site está limpo e pode ranquear-lo nas primeiras posições novamente.

Para que haja uma boa experiência aos usuários, é necessário garantir que seu site seja considerado seguro, dessa maneira, não representa risco aos dados dos usuários e sua empresa estará em dia com a LGPD evitando com isso, multas e outras penalizações.

Passo a passo para corrigir o problema

Mostraremos aqui, um pequeno passo a passo, que pode ajudar a resolver este problema, confira:

1º Consulte o status da navegação segura

É a melhor forma de detectar se há algum problema com o site, é possível fazer um teste manual, na página de status de navegação segura, devemos colocar a URL do site, caso você esteja utilizando o Google Search Console, será enviado um aviso para adicionar o site na lista de Navegação Segura.

2º Localize o código causador do problema

No WordPress, podemos encontrar o Malware de diversas maneiras, que podem ser através de plugins, ferramentas externas, com o Google Search Console, podemos por exemplo, você deve entrar na seção Security Issues, da seção Security & Manual Actions.

Há também, outros serviços de segurança que ajudam a fazer uma varredura e encontrar o Malware, como é o caso do sistema Sucuri SiteCheck, quando acessamos este programa, clicamos em “More Details”, podemos encontrar informações sobre o código malicioso.

3º Excluindo o Malware 

Quando finalmente, o problema é encontrado, é necessário removê-lo, além de serviços e plugins disponíveis no WordPress, há a opção de restaurar o site a partir de um backup, os serviços mais comuns que estão disponíveis para a remoção do Malware são: Sucuri, Mal Care, Wordfence.

Após a remoção, é importante testar para saber se o site está funcionando, é necessário fazer outras varreduras para confirmar se está realmente excluído o Malware na hospedagem, caso esteja em ordem, é possível mandá-lo de volta ao Google.

4º Encaminhando o site ao Google

Quando já estiver realizado a varredura em seu site, dentro do Google Search Console, é fundamental acessar Security issues na seção Security & Manual Actions, clique onde está escrito “I have fixed these issue e clique em Request a Review”.


Melhores plugins de segurança do WordPress

Para garantir maior segurança no seu WordPress, alguns plugins podem ser instalados, por exemplo:

1º Sucuri security

O Sucuri security é um dos melhores plugins de segurança para proteger seu website, há duas versões que são gratuitas e pagas, a versão paga disponibiliza ferramentas e funcionalidades que facilitam o dia a dia do administrador de sites.

2º Wordfence Security – Firewall & Malware Scan

Contém 4 milhões de usuários ativos, o Wordfence Security tornou-se popular por ajudar a manter um bom desempenho para o seu site.

Ele contém ferramentas de segurança de login e escaneamento, já na versão gratuita encontramos boas funcionalidades, por exemplo, Firewall, escaneamentos, análise de tráfego, filtro de SPAM em comentários.

3º  iThemes Security

O iThemes Security é fácil de utilizar e proporciona uma proteção robusta, a sua versão Pro é considerada completa, pois apresenta recursos como: reforço de senhas, bloqueio de usuários, backups de banco de dados, detecção de alteração de arquivos, etc.


Outras mensagens que podem aparecer

Malware na Hospedagem

Para ajudá-lo ainda mais no processo de identificação de Malware na hospedagem, saiba que a mensagem pode apresentar outros nomes, como:

  • O site apresenta malware;
  • Site de conduta enganosa;
  • O site a seguir,  possui programas prejudiciais;
  • Esta página está tentando carregar scripts de fontes não autenticadas;
  • Você quis dizer [nome do site]?.

Além das dicas que mencionamos, algumas boas práticas podem melhorar ainda mais, a segurança de seu site, estabeleça uma rotina de backup, utilize senhas seguras, os plugins e temas devem ser atualizados constantemente.

Conte com o apoio de uma equipe especializada, que tem ampla experiência com WordPress, através da E-consulters seu site se mantém em pleno funcionamento 24 horas por dia.


Fale com nossa equipe agora mesmo!

Portanto, o Malware na hospedagem pode ser solucionado quando você tem respaldo de uma equipe devidamente preparada, com experiência em suporte técnico para WordPress, conte com nossos serviços para manter seu site em pleno funcionamento e sem mensagens de erros.

O funcionamento de um site é apenas o começo para a conquista de sua credibilidade na internet, por isso, escolher um bom serviço de hospedagem é de extrema importância!

TAGS: