Como otimizar as imagens no WordPress?

otimizar as imagens no Wordpress

Como otimizar as imagens no WordPress?

As imagens são largamente utilizadas na internet hoje em dia, principalmente pelo segmento de moda, ilustradores e fotógrafos, por isso, apresentaremos a seguir, como otimizar as imagens no WordPress para conseguir atrair a atenção dos clientes através de suas imagens.

Aprenda a otimizar as imagens no WordPress agora!

As imagens são recursos relevantes para as páginas web e também para as redes sociais, a falta de otimização afeta de maneira negativa o carregamento de seu site, veja abaixo, como otimizar as imagens no WordPress para encantar seu cliente:

1º Tenha atenção ao formato do arquivo

É importante ter cuidado com o formato da imagem, até porque sabemos que pode atingir o tamanho final e a capacidade de otimização, na web há dois formatos muito populares que podemos utilizar que são: JPEG e PNG.

Para as fotografias e imagens em geral, é conveniente utilizar o JPEG que possui os benefícios abaixo:

  • O tamanho final torna-se menor;
  • Apresenta uma qualidade extremamente sólida;
  • Podemos redimensionar ou comprimir, sem a necessidade de perder a qualidade.

O PNG é comumente utilizado para vetores, logotipos, capturas de tela e imagens menores, as imagens são maiores, por isso, é utilizado com uma menor frequência.

2º Comprimir imagens

É importante ter atenção ao equilíbrio entre qualidade da compressão e o tamanho do arquivo, se a compressão for mínima, o arquivo será maior e mais pesado. Na compressão maior, o tamanho é menor, o que afeta a qualidade da imagem, incluindo as cores e resolução.

Este é um procedimento que é muito utilizado por fotógrafos, que dependem da qualidade da imagem para mostrar seu trabalho.

3º Escolha ferramentas de otimização eficientes

A escolha das ferramentas para quem quer trabalhar com tratamento de imagens é fundamental, algumas ferramentas são muito populares como é o caso do Photoshop, há uma ferramenta de compressão de imagens que pode facilitar todo este processo para os web designers.

Atualmente, existem outras ferramentas como o GIMP, Affinity Photo, Paint.Net que também possuem funções parecidas com o Photoshop, é importante aprender a utilizar as ferramentas para poder realizar um bom trabalho de otimização de suas imagens.

4º Ferramentas de otimização automática

As ferramentas online facilitam a otimização, tornando o processo automático, nos navegadores você pode utilizar, por exemplo, as ferramentas JPEGmini e o TinyPNG. Já é possível baixar a imagem devidamente otimizada, no seu computador e transferi-la para o WordPress.

5º Plugins

Os plugins facilitam o dia a dia de quem trabalha com o WordPress, há plugins para várias finalidades, no WordPress os melhores plugins para otimização de imagens são:

  • Imagify Image Optimizer: encontramos muitos níveis de compressão, redimensionamento de imagem, armazenamento de imagem, e assim por diante;
  • ShortPixel Image Optimizer: é gratuito e permite a compressão de 100 imagens por mês, encontramos uma função integrada de restauração e de otimização;
  • WP Smush: as imagens são otimizadas assim que o upload é concluído, os tamanhos são reduzidos sem que a imagem seja afetada.

Conclusão

Otimizar as imagens no WordPress é uma ótima maneira de melhorar a velocidade e a experiência do usuário.

Reduzir o tamanho das imagens melhora o tempo de carregamento de um site e permite que os usuários naveguem mais facilmente pelo seu conteúdo, enquanto imagens otimizadas também podem ajudar seus resultados de pesquisa.

Existem várias ferramentas disponíveis para ajudar você a otimizar suas imagens, como compressores de imagem e plugins do WordPress.

Otimizando as imagens corretamente, você pode obter um desempenho melhor dos seus sites, bem como um alcance maior para os resultados de busca.

Além disso, ter uma hospedagem capaz de processar todas as necessidades do seu WordPress é muito importante, conte com a E-Consulters para hospedar o seu projeto!

TAGS: