Meta Tags – O que são e como usá-las corretamente

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Meta Tags – O que são e como usá-las corretamente

As linhas de código ou etiquetas são fundamentais para o funcionamento do site, com as meta tags, é possível ter uma assinatura para seu site, garantindo uma autoria do código-fonte, para aprender mais a utilizar as tags e melhorar o ranqueamento, acompanhe o artigo até a conclusão.

O que são meta tags?

São as declarações que colocamos na head do código HTML, estes códigos são utilizados para orientar as ações dos algoritmos, com relação às páginas nos buscadores de pesquisa, hoje em dia, para que uma empresa possa ter uma boa audiência, é imprescindível ter uma estratégia consistente de SEO.

As tags também são chamadas de elementos, devemos sempre colocá-las entre <head> e </head>, onde serão transmitidas instruções para programas externos e até para ações mais simples, podemos informar por exemplo, qual é a pessoa responsável pela página.

Nestas tags, podem ser colocados informações sobre o título da página e uma breve descrição que deve aparecer nos mecanismos de busca, esta importante ferramenta tem a missão de interligar o webmaster aos sites de buscas, assim, ao digitar a palavra-chave o usuário encontrará uma breve mensagem sobre o conteúdo da página.

Como devemos utilizar?

É necessário utilizar meta tags pois ajudam no ranqueamento, há tags que podemos utilizar para um determinado propósito, neste caso, pode ser para segmentar termos de pesquisa, veja um pequeno exemplo:

  • “O que é pesquisa de palavras-chave”;
  • “Ferramentas de pesquisa de palavras-chave”.

Quando criamos várias meta tags, temos que criar duas descrições separadas para que possam se relacionar com as frases, para incentivar cliques, você pode incluir as técnicas abaixo:

  1. Deve ter no máximo duas frases com (140-160 caracteres);
  2. Você deve colocar a sua palavra-chave;
  3. Coloque CTA apenas se houver necessidade;
  4. Cuidado com as metatags duplicadas
  5. Suas tags devem ser significativas e descritivas, apresente com clareza seu conteúdo;
  6. Utilize o gatilho mental que provoque emoção.

O Google está sempre disponibilizando recomendações que você deve seguir, para evitar que seu site seja penalizado, afinal, sabemos que o SEO-friendly é uma prática que afeta diretamente os resultados nas pesquisas nos buscadores.

É necessário ter cuidado na hora de redigir uma descrição, pois esta deve mostrar um motivo para que o usuário possa clicar em seu site, é importante destacar que, a emoção humana pode apresentar os sentimentos de felicidade, tristeza, irritação, susto.

Como esconder o site dos buscadores?

O Google permite ocultar os sites que aparecem nos mecanismos de busca, para isso, basta seguir o passo a passo que mostraremos a seguir:

1º Acesse o CMS que está utilizando

Depois de colocar o usuário e senha, você tem que clicar em páginas, para dar início às configurações, que serão necessárias para a ocultação do site.

2º Encontre o menu

Selecione a página que você tem interesse em ocultar, depois clique em configurações SEO, desça o mouse para baixo, este é um procedimento padrão em todos os CMS.

3º Localize a opção ocultar página

O botão pode se encontrar no lado esquerdo, para que os sites possam se manter ocultos, é importante que o botão permaneça azul, certifique-se para confirmar se o botão alterou sua cor.

4º Ocultar todo o site 

Abra a aba de configurações, dentro de configurações é necessário clicar em indexações do mecanismo de busca, é importante analisar se o botão está cinza, somente assim, o site estará ocultado para os buscadores.

Quais são as melhores tags?

Existem algumas meta tags que são extremamente eficientes para qualquer estratégia de SEO, abaixo, apresentaremos uma pequena lista de tags que podem ser utilizadas em sua estratégia de SEO:

Tags canônicas

É utilizada para conteúdos mobile-friendly e responsivos, é muito útil quando há mais de uma página a ser localizada, para anexar a tag ao conteúdo, basta digitar a seguinte linha de código: <link rel = “canonical” href = “https://seusite.com.br” />.

Meta description 

Também conhecida como meta tag de descrição, são aqueles resumos que visualizamos após os links, é importante ser objetivo, ter clareza e incluir a palavra-chave, esta meta description foi criada para facilitar os snippets de pesquisa, não é utilizada para a classificação de SERPs.

O código HTML padrão, deve ser colocado da seguinte maneira, que será apresentada a seguir:

<head>

<meta name = “description” content = “Este é um exemplo da minha meta descrição.”>

</head>

Meta keywords

Eram utilizadas há alguns anos, pois ajudava a interpretar a relevância dos conteúdos que eram disponibilizados na internet, com o avanço das estratégias de marketing digital, esta tag não é mais utilizada, hoje em dia colocamos palavras-chave no decorrer do texto, para ajudar o ranqueamento do texto.

Title tag

É comumente chamada de SEO Title, é eficaz para os resultados de pesquisa, é uma meta tag que está visível para os usuários, através da palavra-chave eles podem ou não se interessar pelo seu conteúdo, veja quais são as melhores práticas para o SEO Title:

  • O texto deve ter no máximo 60 caracteres e 12 palavras;
  • Não esqueça de incluir a palavra-chave relacionada ao seu conteúdo;
  • O nome da empresa não deve estar no título;
  • Tenha cuidado com black hat e não force a palavra-chave.

Benefícios que as tags podem apresentar

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A meta tag traz influência direta para o SEO, por isso, na hora de elaborar uma estratégia, é fundamental contar com ajuda de uma empresa capacitada e que conta com suporte qualificado para ajudar no desenvolvimento de uma estratégia que pode trazer bons resultados a longo prazo,

Uma tag bem colocada, pode aumentar a visibilidade para seu site, blog, ou e-commerce, afinal, os mecanismos de busca são auxiliados através dessas linhas de código, essas linhas de código apresentam funcionalidades variadas, se você não tem domínio de SEO é conveniente pedir ajuda de um especialista em SEO.

Conclusão

As meta tags são elementos cruciais no desenvolvimento de conteúdo para SEO. As meta tags fornecem aos mecanismos de busca informações sobre o conteúdo da página, o que permite que eles interpretem melhor seu significado para incluí-las em categorias específicas.

Ao usar palavras-chave nas meta tags para descrever com precisão o assunto do conteúdo, os proprietários de site podem direcionar seus usuários para as informações corretas.

Os títulos das meta tags também desempenham um papel importante ao fornecer a primeira impressão dos resultados de pesquisa do Google, incentivando os usuários a clicar.

É importante considerar cuidadosamente as meta tags adequadas para cada página e ter certeza de que elas reflitam com precisão a intenção e propósito da página.

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