O que é o link building?

Link building

O que é o link building?

O link building é uma estratégia que visa aumentar a autoridade do site perante os mecanismos de busca. Dessa forma, links de qualidade, tanto internos quanto externos, favorecem a sua posição no Google.

Em linhas gerais, a construção de links é um fator muito importante para o SEO, e que pode fazer uma enorme diferença para seu negócio. No entanto, se feito de maneira inadequada, seu site pode ser penalizado pelos mecanismos.

Está interessado em aprender mais sobre o tema? Aproveite e veja um guia completo!

Por que o link building é importante?

Os mecanismos de busca não sabem se o conteúdo da sua página é relevante ou não. Afinal de contas, não dá para saber se um determinado livro possui informações verdadeiras ou não, não é verdade?

No caso do livro, o ideal é procurar por reviews de pessoas do ramo, indicações, resumos e até comparações. É dessa forma que o Google funciona.

Se o conteúdo de seu site for relevante, a tendência é que as pessoas reconheçam seu valor. Assim, seu site passa a ser referenciado em vários outros sites, nos chamados backlinks.

A lógica do Google é esta: se todo mundo está dizendo que é bom, deve ser bom de verdade. Ele é um grande “Maria vai com as outras”!

Portanto, quanto mais recomendações para um determinado site, melhor seu posicionamento.

Como o Google avalia os links do site?

Agora que você entende o básico sobre link building, vale um estudo mais aprofundado sobre como os mecanismos avaliam os links de seu (ou para o seu) site. Vamos dar maiores detalhes sobre os principais fatores de peso!

Quantidade de links

No início das atividades do Google, o que valia mesmo era a quantidade de links apontando para seu site. Ou seja, nenhuma outra consideração era feita sobre o caso: quanto maior o número, melhor.

Hoje, porém, a quantidade ainda pesa bastante, mas a qualidade dos links também. Isso impede práticas negativas, como criar vários sites e gerar links de maneira artificial. 

Então, o mecanismo também leva em conta o quão confiável é o site de onde a referência vem.

Qualidade dos links

A qualidade dos links é um fator crucial para um bom link building. No entanto, isso não é relevante apenas para os backlinks, mas também para os links externos.

Aqui, vale aquele ditado popular: “Diga-me com quem andas e eu direi quem você é”.

Na hora de apontar outro site dentro de sua página, escolha sempre referências de qualidade. Lembre-se que, além de agradar o buscador, você precisa contribuir para responder a questão do usuário.

Texto-âncora do link

O texto-âncora serve para indicar ao usuário sobre qual conteúdo ele vai encontrar ao clicar no link do texto. Assim, é importante deixar essa informação clara e natural, pois, caso contrário, o Google pode suspeitar de táticas black hat.

O texto-âncora deve ser considerado em todas as modalidades de linkagem: internos, externos e backlinks. Lembre-se de entregar justamente o que o usuário espera, pois o Google vai contabilizar isso também.

Se o texto-âncora não tiver relação com o destino do link, é provável que seu site sofra penalizações.

Contexto onde o link está inserido

A ideia do contexto do link é evitar o mau uso dos links, assim como facilitar a compreensão do buscador acerca do indexamento de sua página.

Uma página que fala sobre tênis, por exemplo, não pode enviar ou receber links para páginas sobre motor de barco. Não há um vínculo natural — a não ser que sejam tênis para pescadores!

Confiabilidade do domínio

Por fim, a confiabilidade do domínio é um dos fatores de peso para o link building. Não adianta receber diversos links de sites com baixa (ou sem) reputação na internet.

Aliás, recomendar esses sites também pode atrapalhar em seu ranqueamento. Portanto, trabalhe sempre com sites conceituados, e que tenham prestígio. Enviar ou receber links desses sites é fundamental.

Como trabalhar no link building?

Se você leu a seção anterior por completo, com certeza já deve saber, pelo menos ter uma ideia, do trabalho que precisa ser desenvolvido por você. 

Realmente não há muito segredo: você precisa receber links de sites de prestígio, ao passo que direciona os usuários a esses sites também.

Vamos apresentar 4 formas de se fazer isso!

Invista em marketing de conteúdo

A melhor estratégia é investir em marketing de conteúdo. No entanto, o trabalho precisa ser profissional e focado em SEO. Ou seja, não adianta produzir material que não será encontrado e/ou não tenha relevância para os usuários.

A estratégia do marketing de conteúdo, para surtir efeito no link building, deve englobar sua área de atuação. Assim, quando alguém precisar de uma referência, há uma chance de recorrerem ao seu site.

Aos poucos, isso confere muita autoridade de marca, e os mecanismos passam a indicar seu conteúdo com mais frequência. 

Tenha presença na imprensa

Os sites de notícias são poderosos quando o assunto é alcance. Então, você pode investir em assessoria de imprensa, o que certamente vai proporcionar ótimos links e indicações para seu site.

Aproveite notícias do tema de sua empresa para fazer sua marca!

Procure por parcerias

A união faz a força, e isso também vale para o link building. Em suma, faça parceria com outras empresas visando a produção de conteúdo.

No entanto, tome cuidado com os backlinks pouco naturais: trocas de links claras e backlinks fora de contexto podem piorar sua situação.

O ideal é cortar custos com marketing de conteúdo, onde um mesmo artigo possa ser aproveitado por ambas as empresas.

Rejeite backlinks de pouca autoridade

Embora não tenha ficado explícito ao longo do texto, nem sempre os backlinks vêm para fortalecer sua marca: alguns podem até sugar sua autoridade.

É por isso que você não deve aceitar todos os backlinks que aparecerem para você. Faça uma seleção com base na relevância do site e, antes de aceitá-lo, leia o conteúdo que está apontando para seu site. 

Gostou das dicas sobre link building? Não deixe de compartilhar com seus amigos!

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *