O que é e como funciona o Google Search Console?

como funciona o Google Search Console

O que é e como funciona o Google Search Console?

O Google disponibiliza recursos importantes para desenvolvedores web e analistas de marketing digital, mostraremos abaixo, como funciona o Google Search Console e porque esta ferramenta é necessária para a presença de sua empresa na internet.

como funciona o Google Search Console

O que é o Google Search Console?

Trata-se de um serviço que é gratuito e disponibilizado pelo Google, esta ferramenta é utilizada para fazer o monitoramento de sites e de páginas, através dessa ferramenta podemos perceber como o site aparece nos buscadores, é liberado também dicas para ajudar a melhorar a performance dos sites.

Para melhorar os resultados de sua página nos buscadores, além de contar com a ajuda de uma equipe especializada, é importante seguir recomendações de boas práticas, para evitar penalizações e não prejudicar a experiência com os usuários.

Existem muitas vantagens para quem usa este serviço, abaixo, listamos algumas dessas vantagens:

  • Ajuda a melhorar o desempenho da estratégia de SEO;
  • Detectar problemas que afetam o ranqueamento;
  • Mantém comunicação com o Google através de alertas.

Se você é um iniciante em marketing digital, certamente já ouviu falar que o SEO é uma das estratégias de visibilidade mais importantes para a internet, por isso, tenha cuidado com o ranqueamento de seu site, coloque sempre bons conteúdos.

Esta ferramenta, até o ano de 2015 tinha o nome de Webmaster Tools, em 2018 sofreu mudanças significativas, o Google incluiu a migração de serviços como: AMP, Index Status, Links, Manual Actions, Mobile Usability, Rich Cards, e o Search Analytics.

Como funciona o Google Search Console? Aprenda já!

Há um conjunto de funcionalidades para facilitar o dia a da de empreendedores e profissionais que trabalham com a internet, veja quais são algumas dessas funcionalidades:

  1. Aparência de pesquisa (Search Appearance): podemos perceber como o Google lê cada parte da página, por exemplo, títulos, descrições, imagens etc;
  2. Tráfego de pesquisa (Search Traffic): encontramos informações sobre o que as pessoas estão pesquisando no Google;
  3. Índice do Google (Google Index): detectamos o desempenho do site no Google, com relação às palavras-chave;
  4. Problemas de segurança: conseguimos descobrir quais são os problemas mais comuns;
  5. Outros recursos adicionais: ferramentas para realizar testes, assistentes para negócios, entre outros.

Apenas no aspecto da pesquisa, podemos verificar quais são as otimizações que podem ser feitas no site, os itens que conseguimos analisar são: dados estruturados, marcador de dados estruturados, melhorias de HTML, páginas aceleradas para dispositivos móveis.

O tráfego de pesquisas é um outro relatório que permite analisar o tráfego orgânico, algumas informações podem ser observadas por exemplo:

  • As palavras-chave que exibem seu site nos buscadores;
  • Países que acessam o site;
  • Em qual dispositivo foi acessado, móvel ou desktop;
  • Data da pesquisa, etc.

Também podemos descobrir quais são os principais erros que danificam o ranqueamento, através da estatística de ranqueamento é possível encontrar melhorias que ajudam no desempenho de seu site.

Como indexar o site no Google?

A criação de um site envolve vários fatores, entre eles citamos, SEO, experiência de usuário, design responsivo, para conseguir fontes de tráfego orgânico é necessário solicitar a ajuda da indexação para acelerar o processo, para ajudá-lo(a) veja como indexar seu site:

1º Apresente o site ao Google

É importante destacar que não se trata de uma prática black hat, também não causa punição perante o Google, para ajudar a melhorar o rastreamento de seu site, basta realizar o envio, para isso, clique em developers.google.com.

2º Desenvolva o seu blog

Um blog é uma ferramenta que contribui para o processo de indexação, há mais material que pode ser indexado do que os sites estáticos, segundo uma pesquisa divulgada pela Unbounce, cerca de 434% dos blogs possuem páginas indexadas, além de 97% dos links que podem ser indexados.

3º Faça um sitemap

Este é um procedimento antigo que se mantém até hoje, se refere a uma lista com as páginas do site ou blog, é um recursos que é recomendado pelo próprio Google para sites novos e antigos, através desse sitemap, é possível obter poderosas informações sobre rastreamento.

4º Google Search Console

Esta é uma ferramenta útil para a indexação e para a manutenção das páginas, este é um recurso relevante que ajuda a descobrir problemas que impedem um bom ranqueamento de seu site ou blog, os relatórios que ajudam a descobrir erros, facilitam a otimização de nossa estratégia, dessa forma, o site aparecerá somente nas pesquisas certas.

5º Faça a instalação do Google Analytics

Esta ferramenta permite fazer a análise de métricas que ajudam a manter o bom desempenho do site, para fazer a instalação do Google Analytics, é necessário copiar um código de rastreamento direto no código fonte do site.

A ferramenta consegue detectar quem é realmente o proprietário do site, o Google Analytics também é eficiente e ajuda a agilizar a indexação, outras medidas como o arquivo bots e a criação do marketing de conteúdo são úteis para garantir a indexação de sites.

Porque esta ferramenta é importante?

como funciona o Google Search Console

Com esta ferramenta, podemos fazer o acompanhamento de CTR, CPC, CPM, YTG e YTD, além disso, realizamos o monitoramento de métricas de tráfego orgânico na internet. Os webmasters conseguem criar conteúdos com maior qualidade, é uma excelente ferramenta que aumenta a visibilidade de sites, blogs e e-commerces.

Este é um software que foi desenvolvido pelo Google para melhorar o engajamento do tráfego orgânico de páginas da web, é um site que facilita a tomada de decisões dentro das estratégias de marketing que costumam ser utilizadas por empresas de todos os segmentos.

Se você quer aumentar as suas vendas, procure por um profissional que tenha domínio sobre como funciona o Google Search Console, não se esqueça de que as métricas são fundamentais para o bom desempenho de qualquer empresa.

Para melhorar as ações em vendas, é importante que seja feito um acompanhamento rigoroso, com a ajuda de relatórios e insights necessários para o marketing e o departamento de vendas.

Conclusão

O Google Search Console é uma ferramenta poderosa para ajudar os proprietários de sites a compreender e melhorar suas posições nos resultados de pesquisa do Google.

Ele fornece recursos para monitorar o desempenho do site e ajudar a corrigir erros comuns que afetam o ranking nas SERPs. A capacidade de ver dados sobre links internos, consultas por palavras-chave e tendências de busca tornam essa ferramenta útil e valiosa para quem deseja entender como seus conteúdos são interpretados pelo motor de busca.

O Search Console também proporciona a oportunidade de enviar diretamente os servidores do Google com informações, tornando-se assim uma peça essencial no ciclo de otimização de motores de busca.

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