10 melhores ferramentas para montar seu e-commerce

Ferramentas para montar e-commerce

Existem muitas ferramentas para e-commerce por aí, mas nem todas elas estão em um estágio de desenvolvimento para aplicação no mercado. Nesse sentido, é interessante conhecer as melhores ferramentas para não perder tempo com as ruins, não é verdade?

Para elaborar nossa lista das melhores ferramentas para e-commerce, fizemos uma busca completa entre todas as disponíveis no mercado atual. Além disso, tomamos o cuidado de selecionar somente as que entregam resultados de verdade.

Além disso, como sabemos que a maioria dos e-commerces tem pouco — ou nenhum — recurso para poder investir, priorizamos soluções gratuitas ou com planos de assinatura bastante acessíveis.

Vamos lá!

1. WooCommerce

O WooCommerce é uma extensão para WordPress, cuja finalidade é montar uma loja virtual inteirinha para você. Dessa forma, o investimento inicial é bastante baixo, pois só há necessidade de assinar uma hospedagem e registar um domínio.

De fato, ambas as ferramentas (WordPress e WooCommerce) são gratuitas para usar, e você ainda conta com milhares de extensões interessantes do WP. Portanto, o custo para manter sua loja será apenas o da hospedagem e do domínio — que são muito baratinhos, diga-se de passagem.

O WooCommerce oferece várias vantagens para seus usuários, as quais, muitas vezes, são cobradas à parte em plataformas que unem hospedagem e criação de e-commerce — por isso os preços são altas nesses lugares.

2. Canva

É impossível falar de e-commerce sem falar em artes, não é verdade? Além disso, softwares profissionais para trabalhos visuais são caríssimos e complicados de usar… esses problemas são resolvidos com o Canva.

O Canva conta com as ferramentas necessárias para trabalhar com imagens, e é no melhor estilo “arrasta e solta”. Você vai produzir artes profissionais para seu e-commerce em poucas horas de prática.

Além disso, ele é gratuito para usar à vontade, e seus planos, caso seja de seu interesse, cabem no bolso. Fique tranquilo, a assinatura do Canva é muito inferior à do Photoshop, e ele ainda oferece muitas facilidades para você.

3. JivoChat

O JivoChat é um recurso que todo e-commerce de respeito deve ter. Além de possuir um plano gratuito, ele ajuda bastante a aumentar a conversão de sua loja virtual, pois, em suma, pode ser configurado para diversas funcionalidades.

Ele é um dos melhores organizadores de conversas que existe, pois permite aos operadores unirem todas as conversas em um só aplicativo. Assim, não há necessidade de ficar alternando entre janelas no navegador.

4. EightStore Lite

Temos que confessar uma coisa, o tema que vem junto com o WooCommerce não é um dos melhores que existem. No entanto, para solucionar esse problema (de forma grátis), vamos sugerir o tema EightStore Lite.

Uma das vantagens desse tema sobre os demais é sua excelente customização. Em alguns casos, os temas do WP, por serem de extrema qualidade, não permitem muitas customizações; para fazer isso, é necessário adquirir a versão premium do tema, na maioria das vezes.

Vale notar que, além de grátis, ele ainda é SEO friendly, responsivo e simples de usar.

5. RD Station

A RD Station é uma ferramenta para e-commerce completa, contando com todas as funcionalidades para fazer sua loja virtual bombar. Embora não seja gratuita, o plano light é bastante acessível — e há promoções extraordinárias desse plano.

Na versão Light, você terá acesso a:

– E-mails ilimitados;
– Sequências de e-mail pré-programadas;
– Pop-ups e páginas de captura;
– Sistema de importação de contatos;
– Botão de WhatsApp;
– E muitas integrações com outras ferramentas!

Na versão Pro — para quem já tem um negócio caminhando para o sucesso —, você terá auxílio de especialistas para escalar o seu e-commerce.

6. JungleScout

O JungleScout possui várias funcionalidades para seus assinantes, mas estamos de olho em apenas uma delas: descobrir as tendências do mercado. Para fazer isso, a ferramenta analisa todas as vendas da Amazon de acordo com cada nicho. Portanto, ela é uma forma de aproveitar oportunidades — e com certeza vale o investimento!

7. VWO

Essa ferramenta para e-commerce possui planos de assinaturas caros. No entanto, ela é ideal para quem já está avançado nessa modalidade de comércio, pois ela trabalha com sistemas avançados.

Uma das funcionalidades mais interessantes dela são os testes A/B. Em resumo, você coloca duas páginas do mesmo produto online, só que com algumas diferenças. Assim, você consegue mensurar quais elementos impactam em suas vendas, e ir aperfeiçoando sua estratégia.

Além disso, você pode estudar o comportamento dos usuários enquanto em seu site, por meio de vários implementos. O melhor de tudo é o conceito “server-side” que a ferramenta apresenta, o qual aplica toneladas de coisas em seu e-commerce sem alterar sua otimização.

8. OpenCart

O OpenCart é uma plataforma gratuita para criação de e-commerce. No entanto, você vai precisar de um plano de hospedagem e registro de domínio para usá-la, assim como o WooCommerce.

Ela é muito famosa aqui no Brasil, sendo considerada uma das plataformas mais usadas por aqui. Portanto, ela demonstra ter bastante maturidade para atuar no mercado brasileiro — que não é nada simples, diga-se de passagem.

Ao usar essa plataforma, você terá acesso a diversos sistemas complexos, como rating de produtos, filtros de busca, pagamentos recorrentes e muito mais. No fim das contas, é um dos melhores investimentos para iniciantes.

9. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar o tráfego de seu e-commerce. Dessa forma, fica muito mais fácil medir o ROI, CAC e demais métricas de Marketing Digital do seu negócio.

Além disso, você pode obter ótimos insights acerca dos usuários que frequentam seu site. Isso ajuda na hora de elaborar estratégias de negócios, indo desde logística até o próprio Marketing da loja virtual.

10. Google Keyword Planner

Por fim, todos os e-commerces de sucesso utilizam SEO, ou seja, recebem otimizações para se adequar aos mecanismos de busca. Em geral, o conteúdo do site é quem ajuda no ranqueamento no Google, desde que o trabalho seja feito de forma adequada.

Uma maneira de atrair mais visitantes para sua loja é estudar algumas palavras-chave (keywords) pelas informações que o próprio Google fornece. Assim como a maioria das ferramentas para e-commerce contidas nesta lista, ela é gratuita para usar!

Prontinho, agora você sabe o que usar em seu e-commerce. Conte com os serviços da E-Consulters para te ajudar nessa jornada!

TAGS: