Tudo que você precisa saber sobre Registro de Domínios

Tudo que você precisa saber sobre Registro de Domínios
Tudo que você precisa saber sobre Registro de Domínios

Um dos passos fundamentais para ter um site na internet é registrar um domínio. Essa ação é tão importante que deve ser feita antes mesmo da criação do site e da escolha de uma hospedagem.

Sendo assim, se você está pensando em criar um site na internet, precisa saber o que são domínios e como registrá-los. Dessa forma, estará garantindo que a sua página será de qualidade.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos as principais informações sobre o assunto neste post para que você saiba tudo que precisa sobre registro de domínios. Confira!

O que são domínios

Eles são os endereços eletrônicos dos sites, ou seja, os nomes que os usuários digitam nos navegadores para acessar um site. No caso da E-Consulters Web, por exemplo, o domínio do site da empresa é e-consulters.com.br. Geralmente, o domínio também é conhecido como URL.

Os domínios foram criados para que o acesso às páginas da internet fosse facilitado, já que sem eles, os usuários precisariam digitar uma sequência de números para acessar sites. Já pensou se fosse preciso decorar uma sequência de números para cada site que você visita diariamente? Navegar na internet seria bem mais difícil.

Cada domínio é único, então não há como ter sites distintos ativos com o mesmo endereço eletrônico. O registro de domínios existe justamente para organizar a utilização de URLs e garantir que o domínio de cada site será exclusivo.

Existem diferentes entidades que fazem o gerenciamento dos endereços eletrônicos, para que as pessoas possam procurar quais estão disponíveis e registrá-los. O Registro.br, por exemplo, administra os domínios nacionais, isto é, que terminam em .br enquanto a ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) é responsável pela supervisão dos domínios internacionais.

Estrutura de um domínio

Como o domínio de seu site possui mais de um elemento, é importante conhecer bem cada parte dele para criar um nome de qualidade. Aqui, vamos pegar como exemplo o endereço da E-Consulters para que você possa compreender como é a estrutura de um domínio.

O endereço da E-Consulters Web é e-consulters.com.br. Nesse caso, ele possui um domínio, uma extensão e o código do país. O domínio é “e-consulters”, a extensão é “.com”  e o código do país é o “.br”.

Colocar o código .br, que é utilizado para mostrar que a página é do Brasil, não é obrigatório. Mas, se você acredita que é importante para seu site, há a possibilidade de adicioná-lo ao endereço eletrônico. Já o domínio e a extensão devem sempre estar presentes.

Domínio

O domínio deve ser escolhido pelo dono do site e não pode estar sendo utilizado por outra página. Geralmente, o indicado é fazer um domínio simples, igual ao nome de sua empresa ou marca, pois assim ele vai representar bem seu negócio e será fácil para os usuários encontrarem o site.

Entretanto, talvez ele já esteja sendo utilizado. Nesse caso, você deve encontrar outro nome que represente bem a ideia de sua marca e que os usuários memorizem facilmente.

Para que você possa criar um bom domínio para seu site ainda existem regras e outras dicas que devem ser seguidas. São elas:

  • Seu domínio deve ter entre 3 e 26 caracteres válidos (letras, números e hífen);
  • Algumas extensões não admitem domínios somente com números, então é melhor evitá-los;
  • Não há diferença entre letras maiúsculas em domínios;
  • Não é possível utilizar espaço entre caracteres;
  • O uso de caracteres acentuados não é recomendado, porque nem todas as extensões permitem a utilização desse tipo de letra;
  • O Registro.br não aceita um domínio em que sua única diferença com outro nome ativo seja um hífen, a menos que ambos sejam do mesmo dono. Por exemplo, “aventuraesportes.com.br” e “aventura-esportes.br” só serão aceitos se ambos pertencerem ao mesmo titular.

Então, lembre-se desses detalhes na hora de criar o nome de seu domínio para que ele seja adequado e certeiro.

Extensão

Ela indica a qual área pertence o site, por exemplo, se ele é do governo ou uma página comercial. E, diferentemente do código do país, ela pode ser usada em qualquer local.

A extensão mais conhecida é a .com, mas você pode escolher outra caso ela combine mais com o objetivo e o ramo de seu site. Além de .com, outras opções de extensões são: .net, .gov, .info e .me.

Você pode registrar um único domínio, como “aventuraesportes.com.br”, mas também pode registrar mais opções, como somente “aventuraesportes.com”. Alguns profissionais preferem patentear mais de um domínio, para que os usuários encontrem o site mais facilmente e não haja a possibilidade de endereços muito similares ao seu serem criados por terceiros.

Depois de decidir qual será seu domínio, extensão ou extensões e se usará o código do país, você estará pronto para fazer o registro de seu domínio.

Benefícios de registrar um domínio

Com um domínio registrado, o nome de seu site terá tudo a ver com sua marca e será mais fácil para os usuários memorizarem o endereço. Mas, ainda existem outros benefícios em registrar um domínio. Confira quais são eles:

Credibilidade

Ao pagar para ter um domínio exclusivo, os usuários vão perceber que você está investindo em seu site para que ele tenha qualidade. Isso gera credibilidade para sua marca, pois passa segurança aos usuários e faz com que eles confiem no site.

Exposição

Além de acessar diretamente um site digitando seu endereço na barra de navegação, muitos usuários pesquisam o nome de uma página em mecanismos de busca. A boa notícia aqui é que vários mecanismos, como Google ou Bing, dão prioridade em seus resultados para sites que possuem domínios próprios.

Como registrar o domínio de seu site

Registrar um domínio é uma tarefa bastante simples. Primeiro, você deve pesquisar se o domínio que deseja utilizar está disponível. Para fazer essa consulta, basta pesquisar a disponibilidade do domínio no site da E-Consulters com a extensão que deseja usar em seu endereço.

Caso ele esteja disponível, confira o preço do plano e clique em adicionar ao carrinho. Se preferir, você também pode escolher um plano que já inclui a hospedagem. Depois de preencher alguns dados, escolher o método de pagamento e pronto!

Se a sua opção de domínio não estiver disponível, damos sugestões para você na mesma página da pesquisa. Então, fique atento. Depois de escolher um novo domínio, basta seguir os mesmos passos para registar o nome de seu site. Fácil, não é?

Após descobrir tudo o que você precisa saber sobre domínios, já sabe como ele é importante para seu site. Sendo assim, não deixe de registrar o seu aqui conosco. E, para saber mais sobre domínios e hospedagens de sites de forma descomplicada, é só continuar acessando o nosso blog!

TAGS: