Qual a diferença entre registro de marca e registro de domínio?

Qual a diferença entre registro de marca e registro de domínio?

Se você está pensando em ter um espaço na internet, é importante saber que existe uma enorme diferença entre registro de marca e registro de domínio. A marca se refere à identidade da empresa em todos os âmbitos, já o domínio diz respeito a identificação da empresa na internet, para continuar aprendendo sobre o tema, acompanhe abaixo!

diferença entre registro de marca e registro de domínio

O que é o registro de marca?

Trata-se de um título que assegura o direito de propriedade, o uso exclusivo da marca abrange todo o território nacional, o registro deve ser realizado juntamente com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a marca é utilizada para identificar um produto ou serviço.

Ao escolher uma marca, é importante assegurar que seus direitos serão mantidos conforme prevê a legislação, é possível que uma pessoa física possa solicitar o registro de marca, para isso, basta comprovar que exerce a atividade mediante a apresentação de um documento comprobatório.

Através do registro de marca, os interesses da empresa são devidamente mantidos, uma marca bem gerenciada, pode trazer uma boa lucratividade para a empresa, há várias razões que levam uma empresa a querer registrar a sua marca, um dos principais motivos é de transmitir maior credibilidade aos seus clientes.

O que é registro de domínio?

Através do registro de domínio, é possível que a empresa tenha uma boa visibilidade de sua marca, pois o domínio representa a sua identidade e presença na web, portanto, é necessário escolher um nome fácil de lembrar, para que os usuários possam digitar e encontrar a sua página nos buscadores.

Para a sua segurança, é fundamental registrar o domínio na mesma empresa que pretende contratar a hospedagem, assim, o processo de cadastro e pagamento devem ser realizados em um único site, dessa forma, é possível evitar problemas com o seu cadastro.

Os domínios foram criados para facilitar a memorização, já que os sites são formados por um endereço IP, o que dificulta a digitação por parte dos clientes, pois ninguém conseguiria lembrar todos os números, veja algumas dicas para escolher o nome de domínio:

  • O domínio deve ajudar a lembrar a marca;
  • Quantidade de 2 e 26 caracteres;
  • Não coloque hífen no começo ou no final;
  • Não colocar acentos, apesar de não ser uma regra, é uma boa estratégia de marketing.

Qual a diferença entre registro de marca e registro de domínio?

A marca e o domínio são fundamentais para uma empresa, principalmente em um mercado extremamente concorrido, onde a credibilidade é de extrema necessidade para uma empresa se manter competitiva, abaixo, listamos a diferença entre registro de marca e registro de domínio, para que você tenha conhecimento:

Registro de marca

Tem a função de proteger a identidade da empresa, ambos são fundamentais para o seu funcionamento, no entanto é necessário perceber que, domínio e marca são diferentes entre si.

Domínio

Trata-se de uma identificação que a sua empresa possui na internet, que pode ser colocada no seu cartão de visita, as duas estratégias são essenciais para garantir o sucesso on e off line de sua marca, afinal, hoje em dia, sabemos que quem não é visto, não é lembrado.

O domínio e a marca são importantes, pois ajudam a manter a garantia de segurança de seu patrimônio, se deseja abrir uma empresa online ou presencial, é necessário escolher uma boa empresa para ajudá-lo(a) no seu processo de registro.

Qual o passo a passo para o registro de marca?

Agora que você percebeu que existe diferença entre registro de marca e registro de domínio, mostraremos um pequeno passo a passo para que este registro possa ser realizado:

1º Converse com um especialista

O registro de marca deve ser realizado com o auxílio de um profissional especializado, este profissional deve esclarecer as dúvidas que o empreendedor possui sobre este processo.

2º Distinção visual

A marca deve transmitir de forma transparente a mensagem para os seus consumidores, através da marca é que os clientes podem perceber os valores que a sua empresa oferece, é importante ter cuidado com a criação da marca, já que esta funciona como o cartão de visita da sua empresa.

3º Faça o registro do INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial tem sede no Rio de Janeiro, em outros estados há delegacias regionais, antes de dar entrada no registro, procure pesquisar se há nomes parecidos que já estão registrados.

O que saber sobre empresas de registro do domínio?

Antes de escolher uma empresa para registro do domínio, é importante que você pesquise sobre a credibilidade da empresa, é necessário saber por exemplo, se a empresa conta com suporte técnico especializado, se possui uma boa estrutura para hospedagem, etc.

diferença entre registro de marca e registro de domínio

Atualmente, o registro de um domínio é bem simples e demora apenas alguns minutos.

É importante ter cuidado pois, após o vencimento, o domínio passa a ter o status expirado, depois de 14 dias, passa para o status de congelado e finalmente, pode ser removido completamente, caso deseje ter seu domínio novamente, é necessário pagar uma taxa de restauração e adquirir um ano adicional.

A E-consulters tem um time de especialistas que oferece serviços de domínio e hospedagem, com suporte 100% brasileiro e seguro para a sua empresa se manter online 24 horas por dia, temos registros dos melhores domínios nacionais e internacionais como o .com e o .com.br entre outros.

Onde fazer o registro de domínio?

O domínio é de extrema importância, pois através dele os clientes podem ter acesso a sua empresa. Se você deseja colocar sua empresa na internet profissionalmente e não sabe por onde começar, aqui na E-consulters você tem acesso ao melhor serviço de registro de domínio na internet!

Portanto, agora que você sabe sobre a diferença entre registro de marca e registro de domínio, tenha bom senso com a escolha do nome. Escolha um nome que seja semelhante ao seu produto ou nicho de atuação.

Gostou? A E-Consulters é uma empresa especializada em domínios e hospedagem profissional, portanto, caso necessite de ajuda com o registro de seu domínio, fale com nossa equipe!

TAGS: