Como eu realizo o registro de um nome de domínio da internet?

Como registrar domínio
Como registrar domínio

Se você está montando um site para um projeto, precisa criar um domínio para ele. Esse é a identificação do site, ou seja, o nome que aparece na URL do site e que é utilizado pelos usuários para encontrá-lo.

Para usar o nome escolhido, é necessário registrar esse domínio. Assim, você garante que terá exclusividade sobre o nome e começará a dar uma cara para o seu site. Fazer um registro parece algo demorado e complicado, mas não é! A tarefa é mais simples do que você imagina.

A seguir, vamos lhe explicar como realizar o registro de um nome de domínio na internet para que você possa garantir o nome desejado para o seu site. Continue lendo e confira!

Detalhes do domínio

Antes de registar o domínio para seu site, é importante conhecer os detalhes a respeito desse nome. Como foi dito, ele é a identificação de seu projeto na internet. Ele sempre é formado por duas partes: o nome e a extensão.

O nome é a palavra ou o conjunto de palavras escolhido por você, enquanto a extensão é o que vem depois e indica a finalidade do site. Ou seja, se ele é uma página comercial, por exemplo, ou do governo. Em alguns casos, ela indica também a origem do site.

No caso do site da E-Consulters, o domínio é formado por:

·         Nome: e-consulters;

·         Extensão: .com.br.

Então, para criar o domínio do seu site você deve pensar em um nome e avaliar qual tipo de extensão deseja utilizar, já que existem diversas. Algumas das mais conhecidas são .com, .net, .gov e .info.

O que é preciso fornecer para ter um domínio

Os documentos solicitados para registrar um domínio vão variar de acordo com o tipo de domínio que você deseja registrar, isto é, se eles são nacionais ou internacionais. Para fazer o registro de um domínio nacional (que termina em .br), geralmente você precisa fornecer um CNPJ ou CPF e outros documentos pessoais, como nome completo, endereço, telefone e e-mail.

Já para fazer o registro de um domínio internacional, como .com, .net, .info, basta fornecer alguns dados pessoais básicos. Tradicionalmente, são solicitados o nome completo, e-mail, telefone e endereço.

Passo a passo de registro de domínios

Agora é a hora de conferir como fazer o registro do nome do domínio para, assim, começar a estruturar o seu site!

1. Pense em um domínio para o seu site 

Primeiro, você deve pensar no domínio que deseja utilizar em seu site. O indicado é escolher um conjunto de palavras que seja simples, fácil de ser lembrado e que não seja muito parecido com nomes já existentes. Dessa forma, os usuários conseguirão se lembrar do seu domínio e não irão para sites errados por engano.

Além disso, lembre-se dessas regras sobre o domínio:

·         Os caracteres válidos no nome são: as letras do alfabeto, números ordinais (de 0 a 9) e o hífen;

·         O hífen deve ser usado apenas para separar palavras;

·         Um domínio não pode ser formado somente por números;

·         Ele pode ter entre 2 e 26 caracteres (sem contar a extensão).

Apesar de ser permitido utilizar números e o hífen em seu domínio, o mais recomendado é evitar esses caracteres, porque eles podem confundir as pessoas ou elas podem se esquecer deles.

2. Verifique se ele ainda está disponível

Depois de definir um domínio, você tem que verificar se ele já não está sendo utilizado por outro site. Para fazer isso, é só entrar em um site que realize esse serviço. Existem várias empresas que fazem essa verificação, mas o indicado é que você vá ao site em que já pretende contratar a hospedagem.

Assim, você faz o registro do domínio e contrata a hospedagem em um local só, facilitando a manutenção desses serviços com o passar do tempo. Na E-Consulters, por exemplo, você consegue verificar rapidamente se o domínio que deseja utilizar está disponível.

Basta acessar o registro de domínios e pesquisar o nome desejado. Caso ele já esteja sendo usado, serão sugeridas outras opções. Se ele estiver livre, é o momento de registrá-lo!

3. Configure o seu domínio

O próximo passo é configurar detalhes do domínio, como confirmar o período para registro e o nameserver do servidor em que o site está ou será hospedado. Aqui, você também pode aproveitar para contratar outros serviços da empresa, por exemplo, a hospedagem.

Dessa forma, como foi dito, você facilita o seu trabalho. Afinal, não será preciso acessar dois sites diferentes para verificar como está o seu domínio e hospedagem, se cadastrar em dois endereços distintos e o pagamento poderá ser feito de uma única vez.

4. Faça seu cadastro no serviço de hospedagem

Em seguida, você deve fazer seu cadastro no site. Forneça os documentos solicitados, como nome, telefone e e-mail, e escolha uma senha para realizar seu login no site da empresa.

5. Pague o serviço

Por último, é necessário pagar pelo registro e demais serviços, como a hospedagem, se você assiná-los em conjunto. Depois, uma confirmação de compra será enviada para seu e-mail para garantir que está tudo certo com seu registro.

É possível registrar mais de um domínio?

Muitas pessoas se perguntam se é possível registrar mais de um domínio e, sim, isso é possível e até recomendado em certos casos. Essa prática é indicada principalmente para você poder garantir que domínios muito similares ao seu não serão usados por outros sites.

Para ter essa exclusividade maior sobre o nome do domínio, você pode comprá-lo em diferentes extensões, como .com, .com.br e .net. Se você acredita que podem surgir páginas com os nomes muito parecidos ao de seu site, pode se antecipar novamente e registrar esses nomes com pequenas diferenças.

Mude o que você acha que pode ser usado em outro domínio, como uma letra ou palavra a mais, e faça o registro para que ninguém tenha chance de utilizar esse nome.

Fazer o registro de um domínio é bastante simples, não é mesmo? Então, não perca tempo e faça já o seu para conseguir utilizar o nome que deseja em seu site!

E, se você ainda não tiver certeza de que deve fazer o registro e a hospedagem aqui conosco de uma vez, confira por que escolher a hospedagem E-Consulters para seus projetos!

TAGS:

Comments are closed.