Por que usar WordPress? Conheça as vantagens e desvantagens

site em wordpress

Por que usar WordPress? Conheça as vantagens e desvantagens

Na hora de criar um site para um projeto, sempre surge a seguinte dúvida: onde administrá-lo? Atualmente, existem diversas opções disponíveis para o gerenciamento de sites, desde as mais simples e acessíveis até as mais robustas com custos altos.

Uma opção bastante conhecida e utilizada é o WordPress. Mas, você sabe realmente quais vantagens e desvantagens esse sistema de gerenciamento de conteúdo oferece?

Caso não saiba, é fundamental que você conheça os prós e contras dessa opção antes de escolhê-la só porque muitas pessoas estão usando. Afinal, você precisa verificar se ela se adequa às necessidades do seu projeto.

Pensando nisso, separamos nesse post as principais vantagens e desvantagens do WordPress. Assim, você saberá se ele é o ideal ou não para o seu site. Confira!

Vantagens do WordPress

É gratuito e open source

O WordPress é uma plataforma gratuita e open source, ou seja, que possui código aberto e pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada projeto. Sendo assim, você pode fazer o download do software, utilizá-lo em um ou mais sites sem precisar pagar nada.

Caso não queira fazer nenhuma alteração mais complexa na parte visual ou no código do site, você também não terá que contratar nenhum especialista para realizar essas mudanças.

Seus únicos investimentos na criação do site serão com a hospedagem e com o domínio. E esses serviços costumam ter valores bem acessíveis. Então, o WordPress é uma ótima opção, principalmente para quem está iniciando um site, pois diminui bastante os custos do projeto.

Essa plataforma também oferece versões pagas para quem deseja ter mais funcionalidades, porém dependendo da finalidade e das necessidades de seu projeto a versão gratuita já será o suficiente para criar um site bonito, funcional e interessante.

Fácil de usar

Outra grande vantagem do WordPress é a facilidade de utilizá-lo. É claro que o sistema tem suas particularidades, mas ele é muito intuitivo. Sendo assim, após algum tempo mexendo nele já é possível entender como o WordPress funciona e realizar as ações desejadas.

Nesse sistema, a estrutura dos sites também já está praticamente pronta. Então, você só precisa personalizá-lo de acordo com sua ideia. Como aprender a mexer no WordPress não é difícil, essa customização do site costuma ser rápida.

Em alguns minutos, você consegue escolher a aparência do site, quais funcionalidades vai oferecer para os usuários e colocá-lo no ar. Isso é muito benéfico, porque assim você consegue economizar tempo e dinheiro, já que a tarefa não precisa ser feita por um especialista.

Permite a criação de diferentes páginas

Muitas pessoas acreditam que o WordPress só é bom para a criação de blogs. Mas, na realidade, ele pode ser utilizado para estruturar sites corporativos, e-commerces, intranets e até plataformas de EAD. Essa versatilidade é uma das razões que tornam o WordPress tão querido pelos usuários.

Opções de layout

No WordPress, você vai encontrar milhares de opções de layout para seu site. E, ainda, eles podem ser modificados para se adequarem melhor ao visual de seu projeto.

Se você tiver conhecimento na área de HTML e CSS, poderá fazer mudanças incríveis nos layouts. Mas, mesmo que não seja um especialista na área, você também conseguirá fazer modificações mais simples na opção que deseja utilizar em seu site para deixá-la perfeita para o projeto.

SEO

Utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) hoje em dia é fundamental para que o site tenha uma boa colocação nos resultados dos mecanismos de busca e, assim, seja visitado por um número maior de usuários.

Ao usar o WordPress, você garante uma ajuda nessa área, porque o sistema tem diversos plugins que lhe auxiliam a conferir se o post do site precisa melhorar as técnicas de SEO. Certos plugins do sistema, como o Yoast SEO, ainda mostram e ensinam como o SEO da página pode ser aprimorado.

Então, ao usar o WordPress você garante que suas páginas estarão sempre otimizadas para SEO e, consequentemente, terão mais chances de estar entre os primeiros resultados dos buscadores.


Desvantagens do WordPress

Suporte

O WordPress possui fóruns, blogs e páginas onde você pode publicar suas principais dúvidas e conferir as perguntas frequentes dos usuários para tentar resolver problemas relacionados ao sistema. Contudo, as respostas obtidas nesses ambientes são enviadas por outros usuários do WordPress.

Ou seja, a plataforma não tem um suporte oficial técnico para atender seus usuários. Sendo assim, caso tenha dificuldades com o sistema, você tem que entrar em um fórum e procurar pela solução.

Caso seja algo simples, pode ser que você encontre a resposta e solucione a questão. Entretanto, se for algo mais complexo, você pode ficar sem assistência.

Segurança

Apesar de muitas pessoas já terem utilizado o WordPress sem enfrentar problemas relacionados à segurança, é importante lembrar que as versões básicas do sistema não estão tão protegidas contra invasores.

É possível adicionar plugins que aumentam a segurança do seu site, mas se você não for um especialista na área pode se esquecer de fazer isso ou ficar em dúvida sobre quais são as melhores opções para incluir em seu projeto.

Dessa forma, ele acaba ficando vulnerável. Por isso, se você optar por usar o WordPress em seu site, precisa se lembrar de reforçar a segurança das páginas.

Todo gerenciador de sites tem vantagens e desvantagens, mas como ficou claro aqui alguns dos malefícios do WordPress podem ser eliminados, como a segurança que pode ser aprimorada com a adição de plugins.

Para saber se esse gerenciador é a melhor opção para seu site, você tem que analisar bem as vantagens e desvantagens que listamos aqui e pensar nas necessidades do seu projeto. Caso o WordPress seja uma boa escolha, você pode baixar a versão gratuita e instalá-la na hospedagem do site para aproveitar tudo o que o sistema oferece.

Se ainda não definiu uma hospedagem para seu site, escolher uma da E-Consulters é uma boa ideia se você optar pelo WordPress, porque nós lhe ajudamos na instalação e na resolução de problemas relacionados ao sistema.

Então, dê uma olhada nos tipos de hospedagem que oferecemos e escolha aquela que é a melhor para o seu projeto! 

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *