O que é CDN? Veja como funciona uma CDN no CloudFlare

O que é CDN

O que é CDN? Veja como funciona uma CDN no CloudFlare

A CDN é imprescindível hoje em dia para os sites que desejam oferecer uma boa experiência para seus visitantes. Mesmo sendo fundamental para aprimorar o funcionamento de páginas online, a CDN ainda é desconhecida por muitas pessoas e isso faz com que elas percam boas oportunidades.

Se você tem um site e não possui uma CDN, por exemplo, com certeza está perdendo a chance de melhorar a satisfação dos usuários e, consequentemente, de conquistá-los.

Então, preparamos este post que explica o que é a CDN, como a do CloudFlare funciona e quais as vantagens de utilizá-la em seu site para que você entenda a importância de ter esse recurso. Confira!

O que é CDN

A sigla CDN significa Content Delivery Network, ou em português, Rede de Distribuição de Conteúdo. Essa rede é um conjunto de servidores físicos que visa entregar os conteúdos de seu site com mais agilidade para os usuários. Dessa forma, os visitantes ficam mais satisfeitos com seu domínio.

A CDN consegue atingir esse objetivo, porque os seus servidores (que estão espalhados pelo mundo) armazenam reproduções dos conteúdos de seu site, como imagens, textos e vídeos. Estas reproduções são chamadas de cache.

Dessa forma, quando um usuário entra em seu site, a CDN procura o servidor mais próximo do visitante e solicita a ele a disponibilização dos conteúdos da página acessada. Isso diminui bastante o tempo de carregamento do site e faz com que o usuário consiga navegar no domínio mais rapidamente.

Agora, quando não há uma CDN e o usuário vai acessar seu site, a solicitação da entrega de conteúdos é feita para o servidor central. Se o visitante estiver perto fisicamente desse servidor, o carregamento da página será rápido.

Mas, se ele estiver distante fisicamente do servidor, o site demorará mais para carregar. Quanto mais distante estiver o usuário, mais ele terá que esperar pelo carregamento da página.

E, caso ele tenha que esperar bastante, com certeza vai ficar decepcionado com seu site e pode até desistir de conferir a página. Por isso, ter a CDN é tão importante hoje em dia.

Como a CDN funciona no Cloudflare

Atualmente, existem diversos serviços de CDN que você pode utilizar, como o do Incapsula, MaxCDN e Cloudflare. Aqui na E-Consulters, oferecemos o do Cloudflare para nossos clientes devido aos seus benefícios. Portanto, vamos explicar agora como funciona a CDN dessa opção.

A Rede de Distribuição de Conteúdo do Cloudflare possui servidores físicos espalhados por todo o mundo que armazenam diferentes tipos de materiais, como imagens, páginas HTML e arquivos JavaScript. Dessa maneira, as páginas dos sites que possuem a CDN do Cloudflare carregarão rapidamente para os usuários.

Entretanto, além de aprimorar a velocidade de carregamento de páginas, o Cloudflare oferece mais serviços para se destacar no mercado e conquistar os administradores de sites.

Além de uma rede de distribuição de conteúdo de qualidade, hoje o Cloudflare também oferece recursos de segurança e monitoramento para seus clientes. Deste modo, os gerentes das páginas conseguem deixá-las ainda melhores para os usuários.

Vantagens da CDN do CloudFlare

Depois de descobrir o que é CDN, você com certeza sabe o porquê é importante ter esse recurso em seu site. Então, listamos abaixo as principais vantagens de ter a rede de distribuição do Cloudflare para que você compreenda por que deve escolher essa opção entre as demais oferecidas atualmente:

Melhora da experiência do usuário

Ter a CDN do Cloudflare melhora a experiência dos visitantes de seu site, porque ela aprimora o carregamento de suas páginas independentemente da localização geográfica das pessoas que desejam acessar o domínio.

Essa é a principal função de uma rede de distribuição de conteúdo e, por isso, é também uma das maiores vantagens de utilizá-la. Aprimorar a experiência do usuário é bastante benéfico, pois aumenta a satisfação das pessoas que acessam seu site.

Sendo assim, você consegue melhorar a imagem de sua marca e fazer com que os usuários voltem a visitar suas páginas.

Remove sobrecarga do servidor

Além de diminuir o tempo de carregamento das páginas, a CDN do Cloudflare consegue remover a sobrecarga de seu servidor central quando há picos de tráfego. Ela é capaz de fazer isso, pois oferece o conteúdo em cache para os usuários.

Essa é uma grande vantagem, porque evita que os visitantes tenham problemas para acessar o seu site em momentos importantes, como eventos online, promoções de produtos ou serviços e comunicados. Afinal, geralmente são nesses momentos que boa parte de seu público deseja acessar o site para não perder o acontecimento.

Serviço gratuito

Mais um grande benefício do Cloudflare é que esse pacote de serviços é gratuito. Então, ele lhe oferece vários recursos de qualidade sem afetar seu orçamento. Esse é o tipo de vantagem que todo administrador deseja, não é mesmo?

Proteção

Ataques online que visam roubar dados de usuários, como informações bancárias, são cada vez mais comuns na internet. Então, você precisa proteger muito bem o seu site, principalmente se ele for um e-commerce, para garantir que os dados de seus visitantes não serão vazados.

A CDN da Cloudflare lhe ajuda nessa proteção, porque ela oferece recursos de segurança para suas páginas. Um exemplo de auxílio que ela oferece é a proteção contra ataques DDoS.

Nesse tipo de ataque, o criminoso realiza milhares de acessos ao seu site para sobrecarregar o seu servidor, tirar as páginas do ar e, assim, acessar ilegalmente os dados de seu domínio. 

Hoje, a capacidade da rede de distribuição da Cloudflare é 15 vezes superior ao do maior ataque de DDoS já registrado. Por isso, você pode ter certeza de que seu projeto estará bem protegido com essa CDN.

Monitoramento

Esse pacote de serviços ainda disponibiliza para você um painel de controle, em que é possível verificar diversos dados essenciais para o bom funcionamento de seu site.

Você consegue analisar, por exemplo, a velocidade das páginas e acessos suspeitos ao domínio. Assim, é capaz de agir rapidamente para aumentar a velocidade do site ou até bloquear o acesso de determinados usuários.

A Rede de Distribuição de Conteúdo é fundamental para garantir que suas páginas vão carregar rapidamente. Logo, ela é imprescindível para seu negócio. E, como ficou claro por essas vantagens, a CDN do Cloudflare é uma opção excelente, porque ela oferece mais recursos essenciais para seu site.

Sendo assim, você deve obtê-la para ter certeza de que os visitantes de suas páginas ficarão satisfeitos. E, agora que você já sabe da importância da CDN, veja também por que é interessante contar com o auxílio do cPanel!

TAGS: