SSL: entenda a importância do certificado de segurança no site

Certificado SSL

Um bom site sempre vai ter algumas várias características fundamentais, como uma boa navegabilidade, identidade visual atraente, carregamento rápido e segurança. 

Essa última é essencial para todos os sites, porque nenhum usuário deseja acessar um site desprotegido, em que dados podem ser roubados ou que podem contaminar o dispositivo pelo qual a página foi acessada.

Existem diversas formas de criar páginas seguras, mas atualmente o certificado SSL é um item que não pode faltar quando o assunto é proteção de sites. Por isso, se você tem um site precisa saber o que é esse certificado e o porquê ele é tão importante.

Continue lendo o nosso post e entenda por que seu site deve ter um certificado SSL para ser bem-sucedido!

O que é certificado SSL

SSL (Secure Socket Layer) é um padrão global em tecnologia de segurança criado para proteger a troca de dados entre diferentes usuários na internet. Ele cria um canal criptografado entre o navegador do usuário e o servidor do site para garantir que os dados fornecidos permanecerão sigilosos e não poderão ser acessados por ninguém que não tenha autorização.

Para ficar mais clara a ação do SSL, vamos dar um exemplo. Imagine que você vai fazer uma compra em uma loja virtual e precise fornecer o número de seu cartão de crédito. Se o site tiver um certificado SSL, os números de seu cartão serão codificados e embaralhados até chegarem ao servidor do site. Lá, os números serão desembaralhados para que o site possa reconhecer o cartão.

Mas, mesmo que hackers tentem capturar os dados, eles não vão conseguir traduzi-los, pois estarão todos embaralhados. Portanto, os invasores não conseguirão usá-los.

Tipos de certificados

Existe mais de um tipo de certificado SSL e é muito importante conhecer todos os modelos para saber qual se adequa melhor ao seu site. Aqui, listamos os 3 principais tipos de certificado:

Validação de domínio

Atualmente, é o tipo de certificado SSL mais usado nos sites. Ele tem configurações básicas de segurança e é usado como uma identificação de confiança do domínio do site. Seu preço costuma ser bastante acessível e, dependendo da hospedagem, ele pode ser até gratuito.

Validação da organização

A validação de organização tem configurações intermediárias de segurança, porque ela identifica a confiança do domínio e ainda valida os dados da empresa para garantir que ela realmente existe.

Esse tipo de certificado SSL é muito indicado para lojas virtuais, porque com essa verificação elas conseguem provar que são organizações sérias e passam mais confiança para os visitantes.

Validação estendida

Esse é o certificado mais completo disponível no mercado, porque ele identifica a confiança do domínio, valida as informações da instituição e ainda faz uma grande análise da empresa e do site.

Dessa forma, ele pode oferecer uma segurança maior para os navegadores dos visitantes. Os sites que utilizam esse certificado também ganham outra vantagem: o nome do site fica em destaque na URL.

Porque ele é importante para seu site

Ter um certificado SSL, independente do tipo, é fundamental para que seu site seja bem-sucedido. Para entender o porquê a presença dele é tão essencial hoje em dia, confira os 4 maiores benefícios que esse certificado traz para o seu projeto:

Fornece segurança

A primeira grande vantagem do certificado SSL é a segurança que ele fornece ao site e às transações realizadas nesse domínio. Afinal, sem a criptografia dessa tecnologia não seria possível proteger tão bem a troca de dados entre navegadores e servidores. 

Ao fornecer esse tipo de segurança, o SSL também aumenta a credibilidade e seriedade do seu projeto diante dos visitantes.

Aprimora a imagem de seu projeto

O certificado SSL auxilia a aprimorar a imagem de seu projeto e, por outro lado, a ausência dele pode prejudicar bastante a reputação de seu site. Ele tem esse poder de melhorar ou prejudicar a imagem do site, porque os usuários são capazes de identificar se a página oferece ou não a proteção SSL.

O visitante pode identificar se um site tem a certificação SSL pelo S no fim de “http” (fica HTTPS) ou, ainda, pelo cadeado presente no lado esquerdo da URL. Um cadeado na URL com certeza melhora a visão que o usuário vai criar de seu projeto.

Já em sites que não têm o SSL, o Google coloca no lado esquerdo da URL a mensagem “não seguro”. Essa mensagem adicionada pelo Google prejudica muito o site, por que quem vai querer ficar em uma página marcada como não segura?

Influencia no SEO

Existem várias técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que são usadas para aprimorar o ranqueamento de páginas na internet nos mecanismos de busca, como o Google. Dessa forma, o site fica entre os primeiros resultados do buscador e recebe muito mais visitas.

E um dos fatores considerados pelo Google como positivo para melhorar o posicionamento de uma página é justamente a presença do certificado SSL. Afinal, ele oferece segurança para os visitantes e isso é muito importante para o buscador.

Permite a realização de pagamentos em cartão de crédito

Caso o seu projeto envolva a venda de produtos ou serviços pelo site, saiba que um certificado SSL é ainda mais imprescindível para você. Ele é obrigatório, porque sem esse item não é possível oferecer pagamentos de compras por cartão de crédito.

As operadoras de cartão de crédito não permitem que eles sejam utilizados em sites sem certificados SSL ativos justamente pela falta de segurança desses ambientes.

Ou seja, sem o certificado você vai perder muitas vendas, já que muitos consumidores podem desistir de uma aquisição se não encontrarem a forma de pagamento desejada.

Esses benefícios deixam claro como o certificado SSL é essencial para o sucesso de seu projeto. Então, não perca tempo e garanta o seu! Dependendo da hospedagem escolhida, ele pode até já vir incluso no serviço de forma gratuita.

A hospedagem da E-Consulters, por exemplo, inclui o certificado SSL gratuitamente em todos os planos de hospedagem da empresa. Sendo assim, ela pode ser uma boa opção para o seu site.

Caso você queira conferir outros benefícios de nossa hospedagem para descobrir se ela é interessante para seu site, veja por que escolher a hospedagem E-Consulters para seus projetos! 

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *