O que é WordPress e como funciona?

O que é WordPress e como funciona

O WordPress é um CMS, ou seja, um Content Management System, o qual faz todo o trabalho de organizar os conteúdos de seu site para você. Aliás, ele não só permite o acesso a uma tecnologia reservada para experts em programação, como também faz isso de forma simplificada.

Isso mesmo: você não precisa saber programar para criar um site em WordPress!

Além disso, essa estrutura é boa o suficiente para que ⅓ de todos os sites da internet façam uso dela. Assim, quando falamos em peso de mercado, nenhuma outra tecnologia supera o famoso WP — apelido carinhoso.

Ficou interessado? Vamos aprender um pouco mais sobre ele!

Por que usar o WordPress?

Criar um site nem sempre foi uma tarefa fácil. Aliás, até alguns anos atrás, isso era serviço para programadores experientes na função. Mecanismos de pagamento online? Só se você contratasse o melhor profissional da época!

Porém, tudo isso mudou com a chegada dos CMS, fazendo uma menção honrosa ao WordPress. Ao invés de programar cada página de seu site, os CMS permitiram aos blogueiros apenas se preocupar com o conteúdo apresentado no site. De fato, você não verá nem uma única linha de programação enquanto redige um post para seu blog no WP.

Além disso, outro ponto delicado era o uso de arquivos de multimídia. Fotos, áudios e vídeos davam um baita trabalho na hora de serem adicionados ao site. Hoje nós só precisamos arrastar a imagem para dentro do post — no máximo anexar os arquivos.

Por fim, a revolução veio por meio dos famosos plugins, os quais democratizaram o acesso à tecnologia de ponta para todos os usuários da internet. Em suma, programadores profissionais deixaram disponíveis programas complexos que podem ser adicionados a seu site apenas com cliques. É ou não é uma excelente notícia?!

O que você pode criar com WordPress?

Agora que você já sentiu todo o potencial do WP, vamos apresentar algumas estruturas interessantes que você pode construir usando esse CMS. Porém, devemos adiantar que as opções citadas aqui são apenas algumas de um leque enorme. Dessa forma, podemos dizer que você pode criar literalmente qualquer coisa que quiser com o WordPress.

A maior dificuldade, na verdade, é encontrar os plugins, escolher o tema e adicionar o conteúdo. Ah! Vale lembrar que você precisa registrar um domínio, assim como contratar um serviço de hospedagem.

Veja algumas coisas que você pode criar!

Site corporativo

Que empresa não quer ter um espacinho na internet, não é verdade? Essa é a finalidade de um site corporativo. Ao utilizar o WordPress, seu site ficará pronto no mesmo dia, permitindo que sua marca vá para a Web o quanto antes.

Além disso, um site corporativo permite facilitar o acesso às informações da sua empresa. Isso ajuda bastante na hora de atrair mais clientes interessados no seu tipo de serviço/produto. Procurar por uma marca no Google está cada vez mais comum.

Blog profissional

O WP surgiu, na verdade, com a proposta de ser o melhor CMS para blogs — o resto foi uma expansão de funcionalidade que ele sofreu ao longo dos anos. Dessa forma, criar um blog profissional, seja para sua empresa ou para você mesmo, é algo extremamente fácil por lá.

Aliás, o tema padrão do WP é o de blog. Ou seja, após instalado, basta fazer seu login na plataforma e escrever suas postagens.

E-commerce

Sim, o WordPress também é capaz de construir e-commerces, e de forma profissional, diga-se de passagem. A empresa adquiriu a WooCommerce em 2015, e o serviço agora está disponível em forma de plugin; é grátis e fácil de usar.

Com ele você cria sua loja virtual sem complicação, no famoso estilo clica e arrasta. Porém, é melhor estudar um pouco o plugin, dado que possui muitas ferramentas interessantes.

Intranet e Extranet

A intranet é muito importante para qualquer organização, e ela também pode ser criada a partir do WordPress, embora não seja esse o intuito do CMS. Para realizar essa façanha, basta usar alguns plugins específicos para intranet, como o All-in-One Intranet e demais ferramentas para melhorar a qualidade do sistema.

É possível, ainda, criar uma Extranet com o auxílio do plugin O365 — o qual também pode criar uma Intranet.

Plataforma EAD

As plataformas de EAD estão cada dia mais populares e, por causa disso, também surgiram plugins do WP para criá-las com facilidade. Assim, se você está planejando desenvolver uma plataforma EAD com WordPress, dê uma olhadinha no LeanPress, uma ferramenta gratuita e de qualidade.

Em caso de precisar algo mais robusto, há o plugin LearnDash que, embora seja premium, conta com diversos recursos adicionais para sua plataforma.

Existem vários outros plugins para esse propósito, mas os dois citados são os mais recomendados.

Quais são as vantagens do WordPress?

Como já ficou claro ao longo do texto, a principal vantagem do WP é a facilidade de criar estruturas complexas. Além disso, vale lembrar que existem muitas ferramentas de qualidade disponíveis de maneira gratuita para usuários de WP.

Acha que essas são as únicas vantagens desse CMS? Veja mais algumas!

Vários plugins para usar

Tudo bem, já foi dito que existem muitos plugins para o WordPress, mas não mencionamos a quantidade: existem mais de 57 mil deles. Ou seja, é impossível procurar por uma funcionalidade específica sem pelo menos encontrar 10 plugins para o mesmo propósito.

Milhares de temas

Ter um site personalizado faz toda a diferença para sua marca. Além disso, um blog estilizado também chama mais atenção do que um genérico, não é verdade? É por isso que o WP oferece toneladas de temas gratuitos e pagos para você usar. Você pode alterar o site todo em apenas um clique.

Não precisa saber programar

Nada de linhas de comando, nada de linguagem de programação: clique nas funções que você precisa e as adicione ao seu site. O mesmo vale para customizações, serviços de newsletter e até pagamentos com cartão.

Você só precisa de um domínio e hospedagem

Por fim, os únicos gastos que você vai ter ao criar um site profissional com WP são os de hospedagem e domínio. Fique tranquilo, os valores são acessíveis e com certeza seu site vale o investimento.

Está pensando em montar um site, mas não sabe qual hospedagem escolher? Dê uma olhadinha nos serviços da E-Consulters. Temos até um tutorial de como instalar o WordPress para você!

TAGS:

Comments are closed.