SEO on-page: entenda a importância para seu site

SEO on-page

SEO on-page: entenda a importância para seu site

Se você tem um site ou está começando a montar um, com certeza já ouviu falar de SEO (Search Engine Optimization). Afinal, as técnicas de SEO otimizam sites para que eles fiquem entre os primeiros resultados dos buscadores.

O SEO realmente é fundamental para atingir esse objetivo, mas para usá-lo de forma correta e obter bons resultados é preciso saber que ele se divide em dois: on-page e off-page. Como esses dois pilares são essenciais para seu site, você tem que conhecê-los.

Aqui, vamos focar no on-page para que você compreenda exatamente o que ele é, por que é tão importante e como aplicá-lo em seu projeto. Confira!

O que é SEO on-page e por que ele é tão importante

SEO on-page é um conjunto de ações que otimiza o conteúdo interno de seu site, desde a estrutura até os textos, fotos e vídeos disponibilizados. Dessa forma, suas páginas se adequam melhor aos mecanismos de busca, como o Google, e conquistam boas posições nos resultados das pesquisas.

Algumas técnicas de SEO on-page que você pode aplicar em seu site são, por exemplo, o uso de palavras-chave, links e bons títulos. Como você pode perceber, são todas práticas que dependem de você, pois são realizadas dentro de seu domínio. Por isso, quando for otimizar seu site para os mecanismos, as primeiras técnicas que você deve aplicar são as de on-page.

O Google dá muita importância para a otimização de seu conteúdo interno, porque essas práticas citadas melhoram a experiência dos usuários em seu domínio. E o buscador quer fornecer bons resultados para os usuários.

Então, se você fornecer uma experiência bacana aos visitantes, sua posição vai melhorar nas pesquisas. Dessa forma, seu site ganhará visibilidade. Além disso, como o SEO on-page melhora a navegabilidade no site, as chances de os visitantes gostarem de suas páginas e voltarem a acessá-las são bem maiores.

Isso é ótimo, porque quanto maior a visibilidade e a satisfação dos usuários, maiores são as chances de você aprimorar seus negócios com a ajuda do site.

Como fazer um bom SEO on-page

Existem diversas formas de realizar um bom SEO on-page em seu site. Abaixo, listamos as 7 principais práticas que você tem que aplicar em seu projeto:

Monte um site responsivo e veloz

Atualmente, as pessoas conseguem acessar a internet a partir de diferentes dispositivos, como celulares, tablets e computadores. Para fornecer uma boa experiência a todos os visitantes de seu site, você deve garantir que o design das páginas funcione de forma adequada em qualquer um desses dispositivos. Ou seja, ele tem que ser responsivo. Se não, dificilmente você vai conquistar os usuários.

Lembre-se ainda de garantir que o carregamento das páginas seja veloz. Isso é essencial, porque as pessoas não têm paciência para esperar pelo carregamento. Se em segundos uma página não carregar, o visitante vai embora e procura sua resposta em outro endereço.

Tenha um bom conteúdo

Um bom conteúdo também é imprescindível para agradar os usuários e os buscadores. Mas, o que é um conteúdo bom? É aquele que responde à pergunta que o usuário fez ao buscador e tem uma leitura agradável.

Para ter uma leitura agradável, sua página deve ter uma boa escaneabilidade. Isto é, ela tem que ser organizada, indicar a hierarquia das informações e permitir uma leitura dinâmica. As headings tags (H1, H2, H3 e H4) são perfeitas para essas funções.

Elas são basicamente intertítulos que dividem uma página. A H1 é usada para o título do conteúdo, já a H2 para subtítulos, a H3 para intertítulos dentro dos H2 e assim por diante.

Além disso, não use somente um formato de material. Combine textos com fotos, vídeos ou infográficos. Dessa forma, a página ficará mais rica.

Use palavras-chave

As pesquisas nos buscadores funcionam com palavras-chave, então seu conteúdo tem que ter os termos utilizados pelo público para ser disponibilizado entre os resultados.

Após descobrir quais palavras-chave são usadas nos buscadores, você tem que colocá-las em locais estratégicos de seu conteúdo. A palavra-chave deve estar presente, por exemplo, no título do material, em subtítulos e no começo do texto. Dessa forma, o mecanismo de busca vai encontrá-la.

Só tome cuidado para não exagerar no uso da palavra-chave, pois isso pode prejudicar a página. Ainda, use os termos de forma natural em seu texto para que o visitante tenha uma leitura agradável.

Crie um Title Tag

Title Tag é o título de seu conteúdo que aparece no resultado do buscador e não na página de seu site. Ele é importante, porque dá uma ideia para o usuário do que ele vai encontrar em sua página.

Sendo assim, é preciso caprichar no Title Tag! Lembre-se de que os buscadores exibem em média apenas 65 caracteres, então você deve explicar o que há em seu post em poucas palavras.

O ideal é usar a palavra-chave à esquerda, para que o usuário entenda rapidamente do que se trata o conteúdo, e adjetivos (como “incrível”, “melhor”, etc.) para atrair visitantes.

Lembre-se da meta description

Logo abaixo do Title Tag no buscador vem a meta description, que é um pequeno resumo do seu artigo. Ela não influencia diretamente no ranqueamento da página, mas é importante porque pode atrair mais cliques para a publicação.

Por isso, é necessário criá-la com cuidado. Uma boa meta description tem uma variação da palavra-chave, informa o conteúdo do post, chama o usuário para conferir o material e é curta. Essa última característica é essencial, porque os buscadores exibem aproximadamente apenas 160 caracteres na meta description.

Adicione links internos

Links internos são aqueles que levam o usuário para outra página de seu site. Eles devem ser usados em seu conteúdo, pois assim você mantém os visitantes por mais tempo em seu site e também apresenta outras páginas suas para o buscador indicar em pesquisas.

Mas, para que a linkagem funcione, ela tem que fazer sentido. Ou seja, ela deve estar conectada ao assunto abordado no conteúdo. Se ela for forçada não vai manter os visitantes no site.

Tenha URLs memoráveis

Os buscadores utilizam a URL de sua publicação para entender do que se trata a página. Então, faça URLs que informem o conteúdo da página, sejam fáceis de memorizar e amigáveis. Dessa forma, os usuários também se lembrarão dela com facilidade.

Para ter uma boa URL, use a palavra-chave no link e não adicione números ou caracteres porque eles dificultam a leitura e memorização. A URL também deve ser curta para se tornar mais memorável. Em alguns casos, apenas as palavras-chave já são suficientes para formular uma ótima URL.

O SEO on-page é sobre melhorar a experiência do usuário em seu site e, assim, obter uma posição melhor nos buscadores. Isso é excelente para aumentar sua visibilidade, tráfego orgânico e até aprimorar seus negócios.

Então, utilize essas práticas de SEO on-page em todas as páginas de seu site. Agora que você entende a importância desse SEO para seu projeto, confira também como uma melhor hospedagem de sites pode ajudar no SEO de suas páginas!

TAGS:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *