Entenda como uma melhor hospedagem de sites pode ajudar o SEO

Técnicas Seo

Realizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é uma tarefa obrigatória para todos que desejam colocar um site entre os primeiros resultados do Google e dos demais mecanismos de busca.

Ou seja, é preciso, por exemplo, criar conteúdo de qualidade, adicionar links interessantes nos materiais e utilizar palavras-chave. Mas, além dessas práticas, é preciso escolher muito bem a hospedagem de sites, porque ela pode ajudar ou prejudicar o SEO das páginas na internet.

Se você ainda não sabe como uma melhor hospedagem de sites pode auxiliar o SEO de sua página, continue lendo para descobrir e entender a importância desse item!

Velocidade

A velocidade de um site influencia muito em sua posição nos buscadores, porque estes querem fornecer boas experiências para os usuários. E, um site que demora para carregar faz o contrário disso, afinal ninguém gosta de esperar muito para navegar em páginas da internet. Então, mecanismos de busca como o Google consideram a velocidade como um fator de rankeamento.

Se o site tiver boa velocidade e carregar rápido, ele pode ter uma boa posição nos resultados. Caso contrário, sua posição vai cair com certeza. Existem algumas práticas para melhorar a velocidade de um site, por exemplo, usar cache, otimizar as imagens das páginas e ter uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo).  

Mas, nada funciona tão bem como escolher uma boa hospedagem, porque a velocidade depende muito de funcionalidades da hospedagem, como a memória e o processamento do servidor.

Boa localização

A hospedagem é um servidor que armazena todos os documentos do site, como textos e imagens, e faz com que ele fique disponível para os usuários. Esse servidor é um computador físico que possui capacidade maior que de um equipamento tradicional e está localizado em um território.

Atualmente, essa localização pode influenciar no SEO, pois os buscadores identificam a posição do servidor e então classificam a importância do site para certas pesquisas. Um site que tem um servidor no exterior, por exemplo, pode não ser classificado como tão relevante aqui no Brasil. Assim, ele pode não aparecer entre os primeiros resultados.

Sendo assim, é importante conferir onde fica o servidor da hospedagem escolhida para que ele não interfira em seu SEO.

Uptime (disponibilidade)

O uptime, que também é conhecido como tempo de disponibilidade, é um indicador que mostra há quanto tempo o seu site está funcionando e disponível para os visitantes. Ou seja, há quanto tempo ele ficou sem sair do ar. Por isso, quanto maior o uptime, melhor para você e para seu site.

Um uptime alto é bom para fornecer uma boa experiência para os usuários e também para o SEO, porque ele é um fator de rankeamento dos mecanismos de busca. Quanto mais tempo seu site ficar na ativa, mais ele parecerá estável e confiável para os buscadores. E o que a hospedagem tem a ver com isso? Ela é a responsável por fornecer um bom uptime, porque a atividade do site depende mais uma vez dos recursos do servidor.

Qualidade da hospedagem compartilhada

É comum que projetos sejam realizados em uma hospedagem compartilhada, principalmente aqueles que são pequenos, porque essa opção tem um valor mais acessível quando comparado a outras alternativas.  

Essa hospedagem compartilhada nada mais é que um único servidor que hospeda diversos sites. Como as páginas estão armazenadas no mesmo servidor, elas possuem o mesmo endereço IP.

Um problema que é preciso ficar atento sobre isso é que se houver muitos sites nesse mesmo IP, a indexação de suas páginas no Google e a atualização delas nos resultados no buscador podem demorar mais que o comum.

Então, o mais indicado é escolher uma empresa de hospedagem de sites séria, de qualidade, que ofereça diferentes opções e acompanhe o crescimento de seu site. Dessa forma, se depois de um tempo, você acreditar que é necessário mudar para uma hospedagem dedicada, não será preciso trocar de empresa.

Certificado SSL

O certificado SSL (Secure Socket Layer) é um padrão global em tecnologia que cria um canal criptografado entre os navegadores dos usuários e o servidor para garantir que todas as trocas de dados são seguras e sigilosas. Como ele melhora a segurança do site, ele é um fator importante no rankeamento do Google.

Além de considerá-lo como um ponto positivo no rankeamento do site, o Google ainda sinaliza todas as páginas que não possuem esse certificado para avisar aos visitantes que elas não oferecem tanta proteção. O buscador adiciona “não seguro” ao lado esquerdo do endereço do site, o que além de prejudicar o posicionamento de sua página também afeta a imagem de seu projeto.

Afinal, fica bem claro para os visitantes que seu site e seu projeto não são seguros. Certos serviços de hospedagem oferecem gratuitamente esse certificado, facilitando bastante o trabalho para os clientes. Então, antes de escolher uma hospedagem, observe se ela oferece esse benefício.

Segurança

Ademais de um certificado SSL, outros pontos relacionados à segurança de seu site podem influenciar no SEO dele. Se sua página tiver proteção contra ataques DDoS, firewall e backups, por exemplo, ela estará mais protegida contra invasões, vírus e  malwares. Consequentemente, os mecanismos vão melhorar o posicionamento do site.

Certas hospedagens já oferecem diversas dessas funcionalidades para, mais uma vez, facilitar o serviço para seus clientes. Então, para ter um bom SEO, confira o que as hospedagens disponibilizam quando o assunto é segurança. Caso você já tenha um site, veja o que a sua hospedagem oferece. Se não houver muitos benefícios nesse campo, talvez seja preciso trocá-la.

A hospedagem de sites pode ajudar o SEO de seu projeto, porque ela consegue melhorar vários fatores técnicos das páginas. Dessa forma, os mecanismos de busca aprimoram o posicionamento do site, já que ele oferece uma boa experiência para os visitantes.

Isso é ótimo, pois além de conquistar um lugar melhor nos resultados dos buscadores, quando os usuários acessarem seu site eles vão ter uma experiência agradável. Sendo assim, a probabilidade deles voltarem será muito maior.

Agora que você sabe a importância que a hospedagem de sites tem no SEO, que tal conferir por que escolher a hospedagem da E-Consulters para seus projetos?

TAGS:

1 Comment

  1. excelente materia, gostaria de um empresa para marketing
    digital para dar um up em meu site
    segue https://editordevideo.com.br

Comments are closed.