Por que é importante fazer backup do site?

Backup do site

Por que é importante fazer backup do site? 

Criar um site é uma tarefa que exige planejamento, investimento de tempo e dinheiro. Afinal, ele tem que ser perfeito para atingir os objetivos imaginados, como apresentar uma empresa ou ser um e-commerce.

Se você já tem um site para seu negócio, sabe como montá-lo exige dedicação de todos os envolvidos. Agora, imagine que em um dia, as suas páginas sumam de um minuto para o outro.

O que fazer para ter o seu site de volta? Se você tiver um backup, não precisa se preocupar. Já se não tiver, você pode ter muitos problemas para recuperar suas páginas. Por isso, é essencial que você saiba o que é um backup e faça essa atividade regularmente. Pensando nisso, explicaremos neste post o que é backup e por que se preocupar com ele para que você possa proteger o seu domínio. Confira!

O que é backup do site e quando fazer

Um backup de site é uma cópia extra dos arquivos de suas páginas, como textos, imagens, áudios, plugins e temas. Ele é feito, porque caso o seu site seja danificado, você não perde seus dados e é possível recuperá-lo rapidamente.

Em sua empresa, provavelmente você já faz backup dos arquivos de seus computadores, não é mesmo? É necessário fazer essa cópia dos itens de seu site também para garantir que ele estará protegido contra imprevistos.

Isso é muito importante, porque seu site pode ser danificado e perder os dados por diversos motivos, como invasões de hackers, ataques de vírus, falhas no hardware, atualizações, formatações, desastres naturais e até erros na administração.

E não é recomendado contar somente com o backup do servidor da hospedagem de seu site, porque esse computador também pode ser atacado.

Quando fazer

O backup de seu site deve ser feito regularmente para que as cópias estejam sempre atualizadas, já que não adianta ter reproduções desatualizadas de suas páginas. Afinal, caso haja algum problema, você vai ter perdido os dados relevantes de qualquer forma.

Mas, você deve se lembrar de que não há uma frequência exata indicada para todos os sites. O recomendado é observar de quanto em quanto tempo são feitas mudanças e atualizações em seu domínio.

Se forem realizadas atualizações mensais, por exemplo, você pode fazer um backup mensalmente. Já se elas forem diárias, o ideal é fazer também cópias diariamente ou até de hora em hora para garantir que as atualizações serão armazenadas.

Onde guardar seu backup

O backup pode ser guardado em vários locais, por exemplo, em HDs, CDs, pen drives, em computadores de sua empresa ou na nuvem. Esta última opção é a mais recomendada, porque locais físicos também podem quebrar, serem perdidos ou até roubados.

Com os dados na nuvem, você consegue ainda acessá-los praticamente de qualquer lugar. Isso é ótimo, porque caso seu site seja danificado, você é capaz de acessar os arquivos de onde estiver e ter suas páginas de volta rapidamente.

Por que é tão importante fazer esse backup

Depois de saber o que é o backup de seu site e onde armazená-lo, confira os 4 principais motivos que fazem com que ele seja tão importante para sua empresa:

Não perder as informações de seu site

Uma das principais vantagens de fazer um backup frequentemente é ter a certeza de que você não vai perder as informações de seu site, independentemente dos imprevistos (propositais ou acidentais) que aconteçam com suas páginas.

Isso é excelente, porque você consegue ter seu site de volta rapidamente. Sendo assim, seu público não passa por muitas experiências ruins com sua empresa e a imagem dela não é prejudicada.

Agora, se seu site é danificado e você não é capaz de recuperá-lo com agilidade, pode ter muitos problemas. Já pensou se os usuários tentam entrar em seu site e o domínio está totalmente diferente? Com outras informações? Os visitantes ficarão decepcionados.

Problemas menores, como seu site ficar fora do ar, também podem decepcionar os usuários e prejudicar a imagem de seu negócio.

Descobrir a origem do ataque

Como foi dito, existem imprevistos acidentais e intencionais que podem prejudicar o seu site. O segundo tipo é aquele causado por hackers ou vírus, que desejam realmente invadir o seu domínio.

Quando você faz backups frequentemente e sofre esse tipo de ataque, é possível descobrir a origem dele. Com isso, você pode aprimorar a segurança de seu domínio, bloqueando o endereço de IP de onde foi feito o ataque e adicionando mais ferramentas de proteção para evitar outros acontecimentos semelhantes.

Manter o site sempre protegido

Não há como você prever erros de administração, falhas no hardware, desastres naturais, ataques de hackers e outras ações que podem danificar o seu site.

Logo, é essencial que o backup seja feito regularmente para garantir que seu site estará sempre protegido. Se você tem um site há bastante tempo, pode até pensar que nunca enfrentou esse tipo de problema e, consequentemente, não é necessário ter cópias extras de seus arquivos.

Porém, isso não significa que seu site nunca será comprometido. Então, como já diz o ditado, o melhor a fazer na dúvida é se prevenir em vez de ter que remediar.

Economizar tempo e dinheiro

No início do texto, lembramos da dedicação que é necessária para criar um site, além do investimento de tempo e dinheiro. Se você não faz backups e perde os arquivos de seu site, essa dedicação e o investimento de recursos também são perdidos.

Todo o seu trabalho se perde, porque você tem que refazer suas páginas do zero. Nesse cenário, você precisa rearranjar o seu orçamento, já que terá vários gastos imprevistos nos próximos dias e até meses, correr para colocar o site o mais rápido possível no ar novamente e lidar com o prejuízo de ficar dias sem uma página online.

Já quando você tem um backup, seu trabalho não se perde e você consegue economizar tempo e dinheiro. Por isso, defina uma frequência adequada para seu negócio e realize backups regularmente.

O backup deixa claro como é importante, além de ter cópias de seus arquivos, ter um site bem seguro. Então, agora que você sabe o que é backup e por que se preocupar com ele, aproveite para entender também a importância do certificado SSL em seu site!

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *