⚠ 5 motivos para não utilizar temas piratas no WordPress

É verdade que temas do WordPress podem ser caros, assim como existem centenas de opções gratuitas disponíveis e algumas são muito boas, mas os melhores temas geralmente custam um valor bem mais alto, principalmente para brasileiros pela conversão de dolar. Por esse motivo, algumas pessoas decidem utilizar temas piratas do WordPress, embora seja uma escolha que geralmente não termina muito bem.

Piratear temas populares do WordPress pode ser relativamente simples. Existem sites inteiros dedicados ao compartilhamento de cópias roubadas de temas premium do WordPress. Mesmo assim, a jogada inteligente é usar cópias legítimas de temas obtidos de fontes seguras.

Neste artigo, vamos falar mais sobre pirataria de temas WordPress e porque usar temas piratas não é uma boa ideia, além de tentar te convencer a ficar bem longe disso.


Como funciona a pirataria de temas WordPress

Assim como qualquer outro software, os temas do WordPress podem ser pirateados. Na maioria dos casos, ao baixar um tema do WordPress, você obtém uma pasta compactada contendo todos os arquivos de que precisa para funcionar. Isso simplifica o upload de novos temas para o seu site. No entanto, também significa que piratear temas também é fácil.


Agora veja os 5 motivos para não utilizar temas piratas do WordPress

1: Infecção por Malware
Temas piratas podem ter certos códigos criptografados que podem ser usados ​​por hackers para obter acesso remoto ao seu site. Sabemos quanto dano o acesso não autorizado pode custar ao seu negócio e você não quer que seu site seja vítima disso. Alguns malware redirecionam o tráfego que chega ao seu site para o de seus concorrentes. Você também expõe seus clientes ao risco de pegar o vírus em seus dispositivos.

2: Privacidade
Da mesma forma que você está colocando seu negócio em risco com a segurança pelo Malware citado acima, você está arriscando uma grave violação de privacidade ao escolher usar temas piratas do WordPress. Esses códigos maliciosos que vêm com temas e plugins piratadas podem roubar dados privados de você e de seus usuários. Você poderá ter grandes problemas com vazamento de dados, especialmente se você tiver uma loja virtual onde lida com dados de usuários privados e muito confidenciais.

3: Afeta o SEO
Uma desvantagem pouco conhecida do uso de temas pirateados é que eles às vezes incluem links para o site onde você os obteve, ocultos em seus dados. Em outras palavras, ao instalar um tema pirateado, você também pode adicionar links externos a uma fonte de má reputação em seu site, muitos (se não todos) desses temas piratas têm códigos maliciosos que permitem que outras pessoas adicionem seus links ao seu site sem que você saiba disso, mas o Google sabe e vai puni-lo por isso, pois é considerado spam.

4: Não tem acesso a Atualizações e Melhorias
Ao utilizar um tema pirata você não contará com atualizações que os desenvolvedores do tema fornecem, você poderá ter a “sorte” do fornecedor pirata disponibilizar uma nova versão do tema novamente, mas você terá que baixar novamente o tema cada vez que houver uma atualização, perdendo todas as personalizações feitas. Além disso, cada vez que você baixa um tema de uma fonte de má reputação, você joga os dados novamente em suas chances de ser infectado.

Os desenvolvedores lançam novas versões também para correções de segurança e utilizar temas piratas podem cada vez mais lhe trazer aberturas para invasões e brechas que vai totalmente contra ao que os desenvolvedores trazem para seus usuários.

5: Perde Suporte Dedicado
Se você precisar de algum tipo de suporte, auxilio ou encontre algum problema com o seu tema, você só conseguirá atendimento caso comprove que você fez a compra do tema com o desenvolvedor e é claro que utilizando um tema pirata você não conseguirá nenhum tipo de suporte, não é mesmo?

CONCLUSÃO
Você aprendeu que os temas piratas do WordPress não são versões demo ou de teste de temas premium mas sim versões roubadas e pirateadas do trabalho de alguém.
Os problemas que você pode ter ao longo do tempo podem ser maiores, além de ter um custo bem maior do que o investimento na compra de um tema premium. Pode ser tentador piratear um tema WordPress pelo qual você não quer pagar, mas os negativos quase sempre superam o dinheiro que você economizará.

Para referência futura, usar temas piratas é ruim porque:

  • É ilegal
  • Você não recebe atualizações de tema futuras nem suporte
  • É péssimo para SEO
  • É um grande risco de segurança
  • Quase sempre incluem algum malware e/ou vírus

TAGS: