Funil de Vendas: como garantir novos clientes todos os dias?

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Funil de Vendas: como garantir novos clientes todos os dias?

Através de um funil de vendas, sua empresa tem capacidade de atrair clientes todos os dias, assim, apresentaremos a seguir, o que é funil de vendas e porque esta estratégia é tão importante para quem deseja ter um negócio online de sucesso, confira!

funil de vendas

O que é funil de vendas?

Este funil é também conhecido em todo o mundo como pipeline, trata-se de um modo estratégico onde podemos entender a jornada do cliente, que envolve o primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda, nas situações mais complexas, poderá ocorrer muito além dessas fases.

Podemos dizer que é uma representação do caminho, que todos os clientes percorrem até chegar na etapa final, que é a compra, para que a sua empresa possa ser bem-sucedida no fechamento de negócio, é necessário que seja feito um acompanhamento minucioso, somente assim, sua empresa poderá entender o que realmente o cliente quer.

Principais etapas de um funil de vendas eficiente

Para lidar com o funil, é necessário conhecer suas etapas e saber quais são os objetivos de cada uma delas,  esta jornada é formada  por quatro etapas, que são:  (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra).

O seu principal objetivo é mostrar como é realizado o caminho, até que haja uma decisão de compra,, veja como as etapas funcionam na íntegra:

Etapa 1: Aprendizado e descoberta (ToFu)

Aqui, há um total desconhecimento sobre algum problema ou oportunidade de negócio, nesta etapa temos a importante missão de despertar o interesse nos clientes, exponha algum assunto que possa gerar um problema ou oportunidade de negócio.

Etapa 2: Reconhecimento do problema (Ainda dentro do ToFu)

Nesta parte, o possível comprador já detectou um  problema/oportunidade de negócio, neste momento é fundamental ressaltar que ele está em busca das melhores soluções para ajudá-lo a resolver seu problema.

Etapa 3: Consideração da solução (Mofu)

Na etapa 3, o comprador já é capaz de perceber algumas possíveis soluções. Para cativar seu cliente através do conteúdo, aproveite o gatilho de urgência.

O sentimento de urgência é capaz de ajudar o comprador a resolver o problema rapidamente, você poderá utilizar este gatilho nas datas comemorativas.

Etapa 4: Decisão de compra (BoFu)

A última etapa é a mais importante, pois o comprador deve considerar qual é a melhor opção para resolver seu problema, neste momento a empresa deverá destacar seu diferencial competitivo, vale a pena também mostrar cases de sucesso relevantes.

A importância deste tipo de estratégia de vendas para seu negócio

Após o avanço da metodologia Inbound, muitos são os profissionais que realizam o acompanhamento de seu negócio, o que é uma atitude muito eficiente para muitos segmentos.

Logo, é importante destacar que para conseguir aumentar seu volume de vendas, é necessário ir muito além, contar com as tecnologias que o mercado disponibiliza para acompanhamento.

Afinal, devemos saber que os clientes estão muito exigentes ultimamente. São eles quem escolhem os  melhores produtos ou serviços, os clientes também avaliam minuciosamente o atendimento que é oferecido pelo estabelecimento, seja ele online ou físico.

Neste caso, o acompanhamento é de muita relevância, no entanto, para saber quais são os fatores que levam o cliente até a compra na loja, é necessário utilizar outros recursos, assim, é necessário ter conhecimento sobre o que é funil de vendas, por exemplo.

Algumas perguntas poderão ser respondidas, as mais comuns são: De que forma os clientes chegam até a empresa? Como eles fazem a pesquisa para encontrar a solução?

Quais são as principais dúvidas? Além do funil, você também poderá incluir as  técnicas de marketing e vendas, facilmente será possível transformar clientes em compradores.

Conforme será mostrado a seguir,  o funil disponibiliza muitos benefícios, além disso, podemos utilizar um CRM que permite integração com outras plataformas, como as de e-mail marketing, por exemplo.

Benefícios do funil de vendas

Veja quais são os principais benefícios que o funil de vendas poderá proporcionar aos empreendedores, aprenda agora:

Maior previsibilidade de resultados

Para que as etapas possam ter bom resultado, é necessário acompanhar o desempenho da etapa anterior, assim podemos saber com exatidão, a quantidade de pessoas que necessitamos no ToFu, assim, obter um bom número de clientes até a última etapa.

Os números são facilmente monitorados, podemos trabalhar em conjunto com os setores de marketing e vendas, dessa forma, a empresa terá capacidade de estabelecer metas mais realistas e que sejam mais fáceis de cumprir.

Garante uma boa produtividade

Se o funil já está estruturado, é possível mensurar resultados e acompanhar a produtividade de vendedores e analistas de marketing. Através desse monitoramento, conseguimos detectar quais são as maiores dificuldades que a empresa tem.

Se os dados estão sendo monitorados com frequência, os trabalhadores poderão se empenhar para garantir resultados mais eficazes para toda a empresa.

Há uma melhora na gestão

Quando fazemos a  segmentação e padronização do ciclo de vendas, a análise dos estágios passa a ser mais efetiva e objetiva. Proporcionando com isso, maior foco e assertividade, toda a empresa terá meios e capacidade de atingir os objetivos esperados.

É possível aproveitar boas oportunidades de negócio

Após a implementação do funil, o status da venda será acompanhado de maneira mais simples, com isso, o seu negócio será mais efetivo, garantindo um bom faturamento no fim do mês.

Podemos aplicar estratégias, que ajudam a elevar a  possibilidade de fechamento de negócio.

Podemos desenvolver outros produtos

À medida que o relacionamento com clientes avança, a empresa consegue obter informações importantes, que poderão dar direção para o lançamento de novos produtos e serviços.

Você deve aprender a detectar possíveis demandas, para que os seus clientes possam atingir outros níveis de expectativas. Você poderá conquistar fidelização de clientes, atrair outros clientes, além de garantir um bom volume de vendas.

Seja coerente e realista na abordagem de seus clientes e na criação de suas campanhas, faça avaliações e utilize apenas as estratégias que oferecem maior resultado.

Conclusão

O Funil de vendas é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes que existe, com ele você consegue atrair, converter e fidelizar mais clientes todos os dias.

Hoje é possível montar um funil de vendas para qualquer tipo de negócio, para isso, você vai precisar de uma estrutura profissional, que permita que seu negócio cresça à medida que os clientes e as vendas aumentam.

A E-consulters tem ótimos serviços para ajudar a manter sua empresa sempre online, que lhe permite utilizar as estratégias de marketing digital e jamais deixará seu negócio na mão.

Portanto, conheça agora as principais soluções que você vai precisar para montar um funil de vendas poderoso e turbinar as suas vendas!

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