Facebook Ads: como criar uma campanha efetiva?

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Facebook Ads: como criar uma campanha efetiva?

Se você tem interesse em anunciar nas redes sociais, saiba que o Facebook Ads é uma das melhores opções para atrair tráfego qualificado e otimizar as suas vendas.

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Mas, como funciona o Facebook para anúncios? Vale a pena investir neste tipo de tráfego? Como criar uma campanha efetiva que gere resultados? Estas e demais dúvidas serão respondidas a partir de agora.

Passo a passo para desenvolver uma campanha de sucesso no Facebook Ads!

Criar uma campanha no Facebook é uma atividade comum para muitas empresas, no entanto, para que uma campanha seja efetiva, é necessário ter atenção aos itens que compõem um anúncio, por exemplo: objetivo, criatividade, público e investimento.

Por isso, apresentaremos agora um passo a passo para ajudá-lo na criação de sua campanha:

1º Mantenha o Gerenciador de Negócios aberto

Se você já possui  uma conta no Facebook, então será necessário fazer o login no Gerenciador de Negócios, esta ferramenta permite fazer a criação e análise de anúncios que é 100% completa, assim podemos criar, alterar e acompanhar todas as campanhas e descobrir qual apresenta os melhores resultados.

2º Estabeleça o objetivo

Na tela geral, conseguimos selecionar a nossa primeira criação, devemos revelar qual será o objetivo do anúncio criado, onde podemos definir: reconhecimento da sua marca, alcance, tráfego etc.

Quando clicamos sobre o ícone (i), observamos que ali existe uma pequena explicação. Dessa forma, escolhemos qual é a melhor opção para o perfil de sua empresa.

Após clicar na opção, é necessário descer até o fim da página, confirme então, a opção escolhida para a sua campanha, podemos, por exemplo, escolher reconhecimento de marca.

No momento de finalizar, opte por  “Teste A/B” e “Otimização de orçamento da campanha”. Com o auxílio do Teste A/B, temos a possibilidade de testar vários posicionamentos para o  mesmo anúncio, na otimização de orçamento, temos capacidade de escolher se o  investimento será diário ou vitalício.

Caso seja diário, devemos pagar o teto máximo de gasto, para quem escolhe o vitalício, o valor total deve ser distribuído durante o período que a campanha ainda estiver ativa.

3º Deixe o público segmentado

A segmentação é fundamental, pois apenas selecionamos quem realmente tem interesse em visualizar nossos anúncios, nos ícones disponíveis, acessamos o símbolo para obter mais informações, dessa forma, podemos conhecer um pouco mais sobre as informações selecionadas.

Para que a sua estratégia possa ter um bom resultado, é necessário que você conheça bem as dores de sua persona, quais são seus interesses e necessidades.

Através da segmentação, por exemplo, podemos criar ofertas para o público correto, quando você afunilar as opções, será possível fazer o acompanhamento da média de visualizações.

Não se esqueça que, no anúncio e na campanha que foram criados, você deve incluir a palavra-chave relacionada ao seu segmento, dessa forma, seus gastos serão mais aproveitados, trazendo os melhores resultados.

Se o público está situado em Belo Horizonte, você poderá escolher qual o raio de distância que será atendido por sua empresa, a empresa poderá atingir os públicos de cidades vizinhas ou apenas na própria cidade que reside a empresa.

Nesta etapa, também conhecemos as características de um potencial cliente que poderá comprar nossos produtos e serviços, por isso, fique atento a cada informação que o cliente disponibiliza quando ele preenche um formulário.

Caso a sua cidade seja um local turístico, as promoções poderão ser específicas para os turistas que estão na cidade naquele momento, assim, você poderá oferecer um Day Use, um passeio  pela cidade, um ingresso para um determinado evento.

É importante ressaltar que, o gênero e a idade poderão oscilar conforme o tipo de negócio e a cidade de atuação, além disso, podemos aproveitar melhor os dados demográficos, para alcançar um bom número de pessoas.

O público também será definido através de status de relacionamento (solteiro, casado etc), sua formação profissional, ocupação, país, lugares que frequentam, gostos pessoais e assim por diante.

4º  Estabeleça o tipo de posicionamento do anúncio

Este procedimento deverá ser realizado na página da seleção de público, onde se encontra o posicionamento do seu anúncio.

Aqui utilizamos duas opções que são: automáticos e manuais, ao selecionar o automático, o Facebook Ads é quem define as posições de acordo com o orçamento, para quem escolher o posicionamento manual, o usuário é quem faz a escolha dos locais onde aparecerá o anúncio.

5º Faça o controle de gasto e otimização para não prejudicar seu orçamento

Através do conjunto de anúncios,  temos capacidade de  definir o valor que será pago por click em seu link. Se sua landing page está apresentando bom desempenho, você deverá escolher a opção de CPC, assim, será uma excelente dica para  manter seu investimento otimizado.

Os anúncios serão veiculação durante o dia, somente assim, o Facebook Ads permitirá que mais pessoas consigam ver. Na plataforma, você poderá selecionar uma programação, para deixar seu anúncio sempre em circulação.

Qual o principal objetivo do anúncio?

Definir o objetivo do anúncio é fundamental para que sua campanha possa trazer bons resultados, no Facebook, conseguimos encontrar várias formas de anúncio, o empreendedor consegue fazer a divisão de sua verba, conforme o tipo de ads que será utilizado, para manter o orçamento sob controle.

Veja quais são os objetivos atuais para que quer desenvolver uma campanha com o Facebook, confira aqui:

  • reconhecimento da marca;
  • alcance;
  • tráfego;
  • envolvimento/engajamento;
  • instalação do aplicativo (é ideal para quem deseja lançar um aplicativo);
  • visualizações de vídeo;
  • geração de cadastros (para captar os leads);
  • mensagens;
  • conversões;
  • vendas no catálogo;
  • tráfego para o estabelecimento.

Antes de escolher sua plataforma de anúncio, estabeleça uma estratégia de marketing digital com todos os itens bem definidos, assim, você apenas escolherá as ferramentas e os recursos que estarão de acordo com seu orçamento, seja realista e evite metas que não poderá cumprir.

Utilize muito bem o Teste A/B para saber qual estratégia está tendo bom resultados, faça acompanhamento semanal de relatórios para entender como está o ROI de sua empresa.

Conclusão

O Facebook é bem criterioso com seus anunciantes porque sabe que entrega bons resultados e, portanto, para ter campanhas de sucesso, é necessário que seu site ou loja virtual tenha uma estrutura profissional para oferecer a melhor experiência aos usuários.

Para isso, você pode contar com nossos planos de hospedagem!

Trabalhamos com o que há de mais moderno em tecnologia, que vai garantir que sua loja virtual ou site esteja 24 horas no ar e tenha a estrutura necessária para receber toneladas de visitantes vindos do Facebook.

Portanto, conte com a equipe da E-consulters para manter a sua campanha ativa no Facebook Ads e oferecer um ambiente online ainda mais seguro para seus clientes!

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